O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DE CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

relações étnico-raciais, conteúdos geográficos, educação básica, BNCC

Resumo

Este artigo discute a importância do ensino das relações étnico-raciais na educação básica, a partir de conteúdos geográficos que podem auxiliar no tratamento adequado desta temática e desmistificar as relações raciais no Brasil e os estereótipos sobre as pessoas negras decorrentes do racismo estrutural. Para esta abordagem, realizamos uma revisão bibliográfica com importantes reflexões acerca da educação para as relações étnico-raciais num sentido amplo, consulta e análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como principal documento curricular orientador no ensino básico goiano e buscamos fortalecer o debate sobre a importância em vincular a temática étnico-racial a conteúdos geográficos no ensino fundamental no estado de Goiás. O ensino de Geografia, assim como de outras ciências humanas, pode propiciar uma melhor compreensão das relações raciais na sociedade brasileira, ao aproveitar o que as orientações curriculares atuais têm elaborado sobre a importância do tratamento da temática étnico-racial em sua dimensão espacial.

Biografia do Autor

Lorena Francisco de Souza, Universidade Estadual de Goiás, Itapuranga, Goiás, Brasil

Pós doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Coordenadora do Núcleo de Estudos Africanos e Afrodiaspóricos (NEAAD) na UEG. Chefe editorial da Revista Temporis (Ação) da UEG. Membra da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidade Ibero Latino-Americana (REGGSILA). Membra do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (NEPEG/UFG). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Estudos Étnico-Raciais, Gênero e Espacialidades (LaGENTE/UFG). Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em ensino de Geografia em perspectiva interseccional, relacionando gênero, relações raciais, formação de professores/as e ensino de Geografia.

Endereço Profissional: Avenida Rio Araguaia Esq. C/ Rio Paranaíba S/ Nº, Setor Milton Camilo de Faria, CEP: 76680-000 - Itapuranga – GO.

E-mail: lorena.souza@ueg.br

Luiza Helena Barreira Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Luziânia, Goiás, Brasil

Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Campus Luziânia/GO. Vice-coordenadora do Negr@Luz - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Raça e suas Intersecções - IFG Câmpus Luziânia. Tem experiência na Área de Geografia Humana com ênfase em Geografia Cultural, Geografias Feministas e Ensino de Geografia e Relações Étnico Raciais. 

Endereço Profissional: Rua São Bartolomeu, s/n, Vila Esperança. CEP: 72811-580. Luziânia/ GO

E-mail: luiza.machado@ifg.edu.br

Downloads

Publicado

04-02-2022

Como Citar

Francisco de Souza, L. ., & Barreira Machado, L. H. . (2022). O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DE CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Signos Geográficos, 3, 1–36. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/71517

Edição

Seção

Artigos