O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DE CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Mots-clés :
relações étnico-raciais, conteúdos geográficos, educação básica, BNCCRésumé
Este artigo discute a importância do ensino das relações étnico-raciais na educação básica, a partir de conteúdos geográficos que podem auxiliar no tratamento adequado desta temática e desmistificar as relações raciais no Brasil e os estereótipos sobre as pessoas negras decorrentes do racismo estrutural. Para esta abordagem, realizamos uma revisão bibliográfica com importantes reflexões acerca da educação para as relações étnico-raciais num sentido amplo, consulta e análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como principal documento curricular orientador no ensino básico goiano e buscamos fortalecer o debate sobre a importância em vincular a temática étnico-racial a conteúdos geográficos no ensino fundamental no estado de Goiás. O ensino de Geografia, assim como de outras ciências humanas, pode propiciar uma melhor compreensão das relações raciais na sociedade brasileira, ao aproveitar o que as orientações curriculares atuais têm elaborado sobre a importância do tratamento da temática étnico-racial em sua dimensão espacial.