PENSAMENTO ESPACIAL E RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v4.73869

Parole chiave:

situação geográfica, espacialidade do fenômeno, Componentes físico-naturais, Ensino de Geografia, Ensino Médio.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo discutir possíveis aproximações e distanciamentos entre Pensamento Espacial e Raciocínio Geográfico. Para tanto, nos apoiando na pesquisa documental, buscamos cotejar as compreensões sobre Pensamento Espacial, presentes no Learning to Think Spatially: GIS as a Support System in the K-12 Curriculum (NRC, 2006), e as pesquisas brasileiras dedicadas à identificação dos componentes e movimentos intelectuais envolvidos no Raciocínio Geográfico. Buscamos um delineamento daquilo que é compreendido por nós como Raciocínio Geográfico. O Raciocínio Geográfico é uma forma exclusiva de se pensar da ciência geográfica. Consideramos que o sujeito mobiliza esse raciocínio quando opera com os conceitos fundantes da Geografia – Escala, Espaço, Tempo e Processo e o tripé metodológico – localizar, descrever e interpretar, na interpretação de uma dada situação geográfica.  É por meio do Raciocínio Geográfico que é possível explicar por que as coisas estão onde estão, por que um dado fenômeno acontece em uma dada localidade, por que o mesmo fenômeno acontece de maneira distinta ou semelhante em diferentes localidades.

Biografia autore

Patrícia Assis da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, patriciaassis.geo@gmail.com

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2021). Possui graduação (2015) e mestrado (2017) em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ. Desenvolve pesquisa em Ensino de Geografia, com ênfase no desenvolvimento do raciocínio geográfico e na intepretação de situações geográficas. Atuou na área da cartografia escolar, com foco na cartografia tátil, geração de material didático e práticas pedagógicas. É membro do Grupo de Estudos em Ensino e Pesquisa em Geografia - GEPEGEO, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Endereço profissional: Campus Universitário, Rua José Lourenço Kelmer, s/n, São Pedro, Juiz de Fora - MG, 36036-900.

E-mail: patriciaassis.geo@gmail.com

Pubblicato

2022-11-29

Come citare

Assis da Silva, P. (2022). PENSAMENTO ESPACIAL E RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS. Revista Signos Geográficos, 4, 1–13. https://doi.org/10.5216/signos.v4.73869

Fascicolo

Sezione

Artigos