O POTENCIAL DA COREMÁTICA NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM GEOGRAFIA

Auteurs-es

Mots-clés :

ensino de Geografia, raciocínio geográfico, coremas, situação geográfica

Résumé

Este trabalho desenvolvido junto a estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de Minas Gerais se debruça sob a potencialidade de sequências didáticas, que tenha na investigação, na metodologia ativa e na apropriação das linguagens geográficas caminhos para a aprendizagem. Aqui foram reunidas experiências e interpretações, visando contribuir para a reflexão sobre a estruturação da prática pedagógica, a partir de situações geográficas voltadas à construção de raciocínios geográficos, buscando a consolidação de um olhar geográfico voltado à interpretação de espacialidades (CORRÊA, 2018). A análise dos dados se deu em diálogo com os princípios da aprendizagem elaborados por Bloom (1956) e Vygotsky (1984). Pelas bases para o raciocínio geográfico postas por Roque Ascenção e Valadão (2014) e os pressupostos teóricos da coremática de Brunet (1986)  investigou-se se o uso da coremática como artificio de aprendizagem impulsiona a construção de raciocínios geográficos. Percebeu-se que o uso de coremas na Educação Básica requer filtragem pedagógica e atenção ao caráter processual de assimilação de novas linguagens. O seu caráter multimodal favoreceu o estudo exploratório das situações geográficas na sua multifacetabilidade e se mostrou um meio mediacional potente para o desenvolvimento e a expressão de raciocínios geográficos.

Bibliographies de l'auteur-e

Diego Martins da Cruz, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil

Professor da Educação Básica em Geografia pelo Estado em Minas Gerais. Mestre e graduado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Doutorando no programa de pós graduação em Geografia da UFMG, na linha de pesquisa: Cultura, ecologia, política e educação geográfica. Desenvolve, através do Grupo de Estudos em Ensino e Pesquisa em Geografia (GEPEGEO), atividades extensionistas voltadas à formação de professores de Geografia atuantes no nível básico de ensino e atividades de pesquisa em práticas de ensino em Geografia.

Endereço Profissional: Escola Estadual Artur Joviano - Rua Euclásio, 201 - Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG, 30260-220

E-mail: diego.martins.cruz@educacao.mg.gov.br

Valéria de Oliveira Roque Ascenção, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Faculdade de Educação- FAE/UFMG (2003) (conceito 7 CAPES) e doutorado em Geografia e Análise Ambiental (conceito 6 Capes) pelo Instituto de Geociências/UFMG (2009). Atualmente é Professor Associado I no curso de Geografia do IGC/UFMG. Atua como professora e pesquisadora colaboradora junto ao Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica - NEPEG (IESA/UFG).

Endereço Profissional: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-901.

E-mail: valeriaroque@gmail.com

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Publié-e

2021-08-06

Comment citer

Martins da Cruz, D., & de Oliveira Roque Ascenção, V. . (2021). O POTENCIAL DA COREMÁTICA NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM GEOGRAFIA. Revista Signos Geográficos, 3, 1–26. Consulté à l’adresse https://revistas.ufg.br/signos/article/view/69183

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Artigos