PENSAMENTO ESPACIAL E RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v4.73869

Palavras-chave:

situação geográfica, espacialidade do fenômeno, Componentes físico-naturais, Ensino de Geografia, Ensino Médio.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir possíveis aproximações e distanciamentos entre Pensamento Espacial e Raciocínio Geográfico. Para tanto, nos apoiando na pesquisa documental, buscamos cotejar as compreensões sobre Pensamento Espacial, presentes no Learning to Think Spatially: GIS as a Support System in the K-12 Curriculum (NRC, 2006), e as pesquisas brasileiras dedicadas à identificação dos componentes e movimentos intelectuais envolvidos no Raciocínio Geográfico. Buscamos um delineamento daquilo que é compreendido por nós como Raciocínio Geográfico. O Raciocínio Geográfico é uma forma exclusiva de se pensar da ciência geográfica. Consideramos que o sujeito mobiliza esse raciocínio quando opera com os conceitos fundantes da Geografia – Escala, Espaço, Tempo e Processo e o tripé metodológico – localizar, descrever e interpretar, na interpretação de uma dada situação geográfica.  É por meio do Raciocínio Geográfico que é possível explicar por que as coisas estão onde estão, por que um dado fenômeno acontece em uma dada localidade, por que o mesmo fenômeno acontece de maneira distinta ou semelhante em diferentes localidades.

Biografia do Autor

Patrícia Assis da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, patriciaassis.geo@gmail.com

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2021). Possui graduação (2015) e mestrado (2017) em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ. Desenvolve pesquisa em Ensino de Geografia, com ênfase no desenvolvimento do raciocínio geográfico e na intepretação de situações geográficas. Atuou na área da cartografia escolar, com foco na cartografia tátil, geração de material didático e práticas pedagógicas. É membro do Grupo de Estudos em Ensino e Pesquisa em Geografia - GEPEGEO, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Endereço profissional: Campus Universitário, Rua José Lourenço Kelmer, s/n, São Pedro, Juiz de Fora - MG, 36036-900.

E-mail: patriciaassis.geo@gmail.com

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Publicado

29-11-2022

Como Citar

Assis da Silva, P. (2022). PENSAMENTO ESPACIAL E RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS. Revista Signos Geográficos, 4, 1–13. https://doi.org/10.5216/signos.v4.73869

Edição

Seção

Artigos