Estágio em docência

uma perspectiva de extensão universitária em um estabelecimento penal de regime fechado

Autores

  • Isabella Beatriz Gonçalves Lemes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil isabella_bialemes@hotmail.com
  • Cássia Barbosa Reis Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil cassia@uems.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.58532

Resumo

Resumo: O presente artigo visa apresentar os desdobramentos das práticas apre(e)ndidas em estágio em docência pelo Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional - Ensino em Saúde (PPGES), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), campus de Dourados/MS. O estágio foi realizado junto aos alunos do oitavo período do curso de graduação em enfermagem, por meio de extensão universitária em um estabelecimento penal de regime fechado, sob luz da disciplina vigilância em saúde. Os resultados demonstraram o fortalecimento das relações sociedade-universidade, além da interação do aluno com situações-problema reais na comunidade, neste caso, aproximando-os aos desafios de discutir saúde e população prisional, cenário este que tende a representações de descriminação e exclusão pela sociedade.

Palavras-chave: Ensino; Extensão; Prisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Beatriz Gonçalves Lemes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil isabella_bialemes@hotmail.com

Graduada pelo curso de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES) da Universidade Estadual de Mato Grosso do SUL (UEMS) Unidade de Dourados-MS. Bolsista pelo programa, em cumprimento de estágio em docência pela mesma universidade. Atuando sobre a linha de pesquisa: Práticas educativas no enfrentamento de doenças emergentes, reemergentes e infecciosas. População privada de liberdade que vive com HIV/Aids.

Cássia Barbosa Reis, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil cassia@uems.br

Possui graduação em Enfermagem E Obstetrícia pela Universidade Estadual de Maringá (1990), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005) e doutorado em Pós-graduação em doenças infecciosas e parasitária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, membro de comissão municipal da Prefeitura Municipal de Dourados, convidado da Universidade Federal da Grande Dourados e conselheiro da Prefeitura Municipal de Dourados. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, representações sociais, educação em saúde, adolescente e pesquisa qualitativa.

Downloads

Publicado

09-04-2020

Como Citar

LEMES, I. B. G.; REIS, C. B. Estágio em docência: uma perspectiva de extensão universitária em um estabelecimento penal de regime fechado. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.58532. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/58532. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos