Educação nutricional para pacientes em hemodiálise

controle da hipercalemia e hiperfosfatemia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62409

Résumé

Atividades de educação nutricional em clínicas de hemodiálise são de extrema importância para o engajamento ao tratamento e consequente melhora na qualidade de vida do paciente com Doença Renal Crônica (DRC). Desta maneira, o projeto apresentado visa o empoderamento dos pacientes em tratamento por meio de ações educativas, que além de otimizarem o tempo das sessões de hemodiálise auxiliam na adesão das dietas. Diversos temas foram abordados ao longo do projeto, entre eles a ingestão de potássio e fósforo na DRC, através de aulas expositivas dialogadas com uso de recurso visual ilustrativo e utilizando um bingo alimentar com imagens de alimentos fontes de fósforo ou potássio. Os resultados das atividades foram positivos, demonstrando interesse e envolvimento da maioria dos pacientes. Concluiu-se que o projeto de extensão contribuiu para a promoção da saúde dos pacientes em hemodiálise, auxiliou no tratamento proporcionando conhecimentos e autonomia para uma melhor qualidade de vida destes indivíduos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Luiza Araújo da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, nutri.aluiza@gmail.com

Nutricionista graduada pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (2018) . CRN1-15060. Pós graduanda em nutrição clínica na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (Início: março 2019). Mestranda no programa de pós graduação em Ciências e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás (inicio em 2020) e Nutricionista de produção da empresa Ciga Alimentos (2020).

Maria Luiza Ferreira Stringhini, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, mluizastring@uol.com.br

Possui graduação em Nutrição pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1990) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás (2008). Atualmente é professora associada 2, lotada na Faculdade de Nutrição e coordenadora da Especialização em Nutrição Clínica da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação nutricional e nutrição clínica com ênfase em diabetes melitus, DPOC e doenças do trato gastrointestinal.

Ana Tereza Vaz de Souza Freitas , Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, anaterezavaz@ufg.br

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Goiás (1991). Professora associada da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás, na área de Nutrição Clínica. Coordenadora do curso de Nutrição/UFG de julho de 2013 a julho de 2017. Diretora da Faculdade de Nutrição desde agosto de 2017. Professora do programa de residência multiprofissional em saúde do Hospital das Clínicas/UFG. Mestrado e doutorado em Ciências da Saúde. Experiência em nutrição clínica com ênfase em nefrologia e terapia nutricional enteral. Avaliadora do banco de avaliadores do SINAES (BASis)/INEP.

Téléchargements

Publié-e

2020-05-04

Comment citer

SILVA, Ana Luiza Araújo da; STRINGHINI, Maria Luiza Ferreira; FREITAS , Ana Tereza Vaz de Souza. Educação nutricional para pacientes em hemodiálise: controle da hipercalemia e hiperfosfatemia . Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.62409. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/62409. Acesso em: 6 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos