Política Editorial
POLÍTICA EDITORIAL
Objetivo e Escopo
A Revista Contabilidade & Inovação (RCI), ISSN 2764-3336, pertence à Universidade Federal de Goiás e é gerenciada pelo Laboratório de Contabilidade, Inovação & Sociedade (LACIS/UFG).
A RCI é um periódico de acesso livre, gratuito e irrestrito que publicará de forma permanente, pesquisas científicas com potenciais impactos teóricos, práticos e sociais.
A RCI tem como foco a publicação de trabalhos com diferentes abordagens metodológicas, que privilegiem novas descobertas no contexto da gestão, tendo como prioridade os seguintes temas:
- Contabilidade e o seu papel na sociedade.
- Gestão da Inovação para o desenvolvimento.
- Estudos Qualitativos no contexto da Gestão.
- Educação e Pesquisa na Contabilidade.
- Diversidade e Inclusão Contexto Organizacional e Contábil.
- Gestão e Políticas Públicas.
Política de Acesso Aberto
A RCI não cobra nenhuma taxa para submissão ou publicação dos textos.
A RCI segue as diretrizes internacionais de democratização da ciência, incentivando o acesso aberto ao conhecimento científico. Todos os artigos publicados são disponibilizados gratuitamente, permitindo cópia e disseminação, desde que a publicação original seja devidamente citada. A revista opera sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-by).
Declaração de Diversidade, Equidade, Inclusão, Acessibilidade e Antirracismo
A RCI reafirma seu compromisso com a diversidade, inclusão, equidade, acessibilidade e antirracismo em todo o processo editorial. Encorajamos pesquisas que ampliem a representatividade e valorizamos a inclusão de diferentes perspectivas, populações e contextos. Os autores são incentivados a descrever e justificar suas amostras, considerando aspectos como gênero, etnia e outras formas de diversidade. O uso de linguagem inclusiva é fortemente recomendada. O modelo CRediT é adotado para atribuição de autoria, garantindo reconhecimento equitativo. Revisores e editores devem estar atentos a vieses, reportando qualquer forma de discriminação ao Editor-Chefe.
Periodicidade
O fluxo de submissões da RCI é ininterrupto com publicação contínua, sendo um volume por ano.
Idioma
A RCI publica artigos em português, inglês e espanhol, sendo recomendado o envio do resumo nos três idiomas.
Avaliação Duplo Cega
O processo de avaliação se dá por meio do envio a dois ou três pareceristas no formato duplo cego (blind review), de modo que os revisores designados para avaliação do manuscrito não devem ter conhecimento da identidade dos autores, assim como os autores não devem saber quem são seus revisores, assegurando a imparcialidade da análise. Caso algum revisor consiga identificar a autoria do manuscrito, ele deverá declarar conflito de interesses.
Política de Ética
A Revista Contabilidade & Inovação adota princípios e padrões éticos em todas as fases do processo de publicação, abrangendo autores, editores e avaliadores. Para tal, utilizamos as seguintes referencias:
Guia de Integridade Acadêmica da UFG.
Manual de Boas Práticas da Publicação Científica da ANPAD.
Política Antiplágio
No processo de desk review, a RCI avalia o manuscrito quanto ao plágio, caracterizado pelo uso não creditado do trabalho de outros autores como se fosse original.
Deste modo, os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos submetidos, assegurando a devida citação de artigos de terceiros ou artigo próprio previamente publicado. Práticas de plágio, autoplágio, falsificação e fabricação de dados serão consideradas condutas antiéticas e, portanto, inadmissíveis no contexto editorial.
Dessa forma, os autores podem ser questionados durante o processo de avaliação quanto a possíveis não conformidades identificadas pelos softwares utilizados para análise. Caso o plágio seja comprovado, após a etapa de ampla defesa, o(s) autor(es) envolvidos estarão permanentemente impedidos de submeter artigos para a RCI.
Política de Uso de Inteligência Artificial (IA)
Nossa política sobre o uso de IA busca garantir transparência no processo editorial.
Aos autores: O uso de IA é proibido para as etapas de redação, elaboração de textos, análise dos resultados, sendo permitido apenas para melhorar a linguagem, elaboração de imagens (com a devida citação), revisão da formatação das bibliografias, com supervisão humana e indicado na Declaração de Uso de IA obrigatória para o artigo publicado. Em linhas gerais, ferramentas de IA não podem ser autoras, pois os autores são responsáveis pelo conteúdo.
Aos avaliadores e editores: recomendamos que não submeta os manuscritos a IA, pois isso compromete a confidencialidade. IA não pode ser usada na avaliação ou decisão editorial, que é responsabilidade do editor.
De maneira complementar a RCI propõe o uso responsável e moderado das IA conforme recomendação do Guia de Integridade Acadêmica da UFG
Declaração de Anuência
Para registrar a contribuição de cada um dos autores (até 5 autores) uma declaração de anuência com os nomes dos autores e suas contribuições individuais deverá ser submetida após a aprovação do artigo.
A RCI adota a taxonomia indicada pela CRediT (https://credit.niso.org).







