Revelando Insights Pedagógicos: Elementos Nacionais na Educação Vocal de Intérpretes de Música Popular e Clássica Chinesa Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.82986Palavras-chave:
música nacional, influências culturais, metodologias de ensino, diversidade de performance, melodias pop chinesas, treinamento vocalResumo
O estudo da educação vocal no contexto da música popular e clássica chinesa contemporânea oferece uma oportunidade única para explorar a influência de elementos nacionais na educação musical e na arte performática. Esta pesquisa visa identificar as peculiaridades dos métodos pedagógicos utilizados na educação vocal chinesa, com ênfase no domínio dos elementos nacionais. O estudo foi realizado por meio de pesquisas online, questionários, análise e organização de dados. Métodos estatísticos e análise comparativa de valores médios e testes t foram empregados para o processamento e análise dos dados. De acordo com os resultados experimentais, a pontuação média no grupo experimental, que complementou a educação padrão com o estudo de técnicas vocais e melodias nacionais, foi maior (82,1) do que no grupo controle, que recebeu educação vocal padrão (75,4). A aplicação do teste t mostrou que a diferença entre as pontuações médias em ambos os grupos é estatisticamente significativa. Assim, os resultados da pesquisa confirmam que o uso de elementos nacionais na educação vocal melhora significativamente as habilidades vocais e a adaptação a vários estilos musicais entre os alunos, em comparação com as abordagens tradicionais. Tais abordagens poderão melhorar a qualidade e a eficácia da educação vocal, bem como aumentar o interesse dos alunos pela aprendizagem, ajudando-os a se familiarizarem com diversas tradições musicais. Os educadores terão a oportunidade de criar programas educacionais que contribuirão para o desenvolvimento do potencial musical e do domínio dos alunos em diversas direções e estilos musicais.







