Revelando Insights Pedagógicos: Elementos Nacionais na Educação Vocal de Intérpretes de Música Popular e Clássica Chinesa Contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.82986

Palavras-chave:

música nacional, influências culturais, metodologias de ensino, diversidade de performance, melodias pop chinesas, treinamento vocal

Resumo

O estudo da educação vocal no contexto da música popular e clássica chinesa contemporânea oferece uma oportunidade única para explorar a influência de elementos nacionais na educação musical e na arte performática. Esta pesquisa visa identificar as peculiaridades dos métodos pedagógicos utilizados na educação vocal chinesa, com ênfase no domínio dos elementos nacionais. O estudo foi realizado por meio de pesquisas online, questionários, análise e organização de dados. Métodos estatísticos e análise comparativa de valores médios e testes t foram empregados para o processamento e análise dos dados. De acordo com os resultados experimentais, a pontuação média no grupo experimental, que complementou a educação padrão com o estudo de técnicas vocais e melodias nacionais, foi maior (82,1) do que no grupo controle, que recebeu educação vocal padrão (75,4). A aplicação do teste t mostrou que a diferença entre as pontuações médias em ambos os grupos é estatisticamente significativa. Assim, os resultados da pesquisa confirmam que o uso de elementos nacionais na educação vocal melhora significativamente as habilidades vocais e a adaptação a vários estilos musicais entre os alunos, em comparação com as abordagens tradicionais. Tais abordagens poderão melhorar a qualidade e a eficácia da educação vocal, bem como aumentar o interesse dos alunos pela aprendizagem, ajudando-os a se familiarizarem com diversas tradições musicais. Os educadores terão a oportunidade de criar programas educacionais que contribuirão para o desenvolvimento do potencial musical e do domínio dos alunos em diversas direções e estilos musicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yan Xia, Yangzhou University, Jiangsu, China, yanxia34@outlook.com

Xia Yan is a Postdoctoral Fellow in Chinese Language and Literature, DMA in Vocal Performance,Master’s Supervisor, and a member of the China Musicians Association, China Vocal Music Association, China Education Society, and the Executive Council of the Jiangsu Vocal Music Association. She received training from prominent artists including tenor Zhang Meilin, Italian baritone and conductor Lelio Capilupi, professor and artistic director Giuliana Panza, as well as world-renowned masters Mirella Freni, Leo Nucci, and Angelo Loforese. Her honors include the Gold Award at the 6th Opera and Art Song Singing Competition of Chinese Art Schools, the Gold Award in Bel Canto at the 7th “Sing of China” National College Vocal Competition, First Prize at the 1st “China–Russia Cup” International Vocal Competition, First Prize in the China tryout of the 20th Alcamo International Vocal Competition (Italy), Third Place at the 9th Brescia International Vocal Competition (Italy), and the Special Award of the BiBiena Opera House. Her scholarly work covers music education reform, the aesthetics of ancient Chinese music, and contemporary cultural values, with publications in Popular Literature and Art (2019), Journal of Higher Education (2015), and Voprosy Istorii (2023).

Downloads

Publicado

2025-11-18

Como Citar

XIA, Yan. Revelando Insights Pedagógicos: Elementos Nacionais na Educação Vocal de Intérpretes de Música Popular e Clássica Chinesa Contemporânea. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.82986. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/82986. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos