Mare Ignotum: un acercamiento artográfico a la interpretación creativa de música contemporánea en el aula de Educación Secundaria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.82721

Palavras-chave:

Educação secundária, música contemporânea, interpretação criativa, a/r/tografia

Resumo

A área de Música no Ensino Secundário Obrigatório na Espanha apresenta, por sua configuração curricular, múltiplas possibilidades didáticas. A partir de uma abordagem artográfica, no presente estudo foi implementada uma proposta pedagógica centrada na interpretação criativa de uma obra de música contemporânea composta por uma compositora profissional que também desempenhou o papel de docente e investigadora, com os objetivos de explorar os aspectos que caracterizaram a aprendizagem do projeto musical, bem como propor uma aproximação conceitual da interpretação criativa na sala de aula do ensino secundário. Participaram 31 alunos/as do 2º ano do Ensino Secundário Obrigatório, juntamente com duas professoras de música e uma docente. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizaram-se a observação participante e não participante, juntamente com entrevistas e gravações audiovisuais que foram codificadas e analisadas por meio de uma orientação temática. Os resultados indicam os múltiplos benefícios nos estudantes que realizaram o projeto musical, os quais afirmam que puderam ouvir a música de uma forma diferente, conectar-se com a docente-compositora em aspectos criativos, sentir que faziam parte de um resultado coletivo maior e, portanto, sentir-se mais realizados consigo mesmos, com a disciplina e com a aprendizagem em geral. Além disso, tudo isso nos leva a aperfeiçoar uma possível definição do que seria a interpretação criativa: co-participação criativa, vinculação mental e emocional e criação direta na interpretação.

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Biografia do Autor

Miriam Sanz-Ortega, Universidad Complutense de Madrid (UCM), Madrid, Comunidad de Madrid, España sanzortega.miriam16@gmail.com

Após o curso profissionalizante de piano, graduou-se em Pedagogia com Prêmio de Honra e em Composição sob a orientação dos professores Bruno Dozza, Fernando Villanueva e José María Sánchez Verdú, entre outros compositores da RCSMM. Como pedagoga, realizou projetos que integram criação e performance musical com inclusão cultural. Atualmente, trabalha no Conservatório “Manuel de Falla” como professora de Linguagem Musical e diretora do Coro de Vozes Mistas. Ao mesmo tempo, desenvolve sua carreira como compositora, cantora e intérprete, desenvolvendo sua imagem como artista, pesquisadora e pedagoga. Algumas de suas criações são “Mármol” para o Trío Arbós no Teatro de la Zarzuela, “Harmonium” com eletrônica ao vivo no Auditorio 400 e “Leyendas” para orquestra clássica no Teatro Monumental. As novas tecnologias e a experimentação sonora estão cada vez mais presentes em sua trajetória, promovendo a aproximação da cultura com a sociedade.

Carlos Lage-Gómez, Universidad Complutense de Madrid (UCM), Madrid, Comunidad de Madrid, España) calage@ucm.es

Doutor em Educação pela Universidade Complutense de Madri com a menção de Doutor Europeus e Prêmio Extraordinário. Funcionário público de carreira em licença do Corpo de Professores de Educação Secundária com especialização em Música, foi coordenador e professor do Programa para Alunos com Altas Habilidades da Comunidade de Madri. Pesquisador visitante da Universidade de Cambridge, da Universidade do Leste da Finlândia e da Universidade Pedagógica de Vaud, Lausanne (Suíça). É autor de vários artigos publicados em periódicos de alto impacto (WoS, JCR e Scopus, SJR). Atualmente, é professor associado do Departamento de Didática de Línguas, Artes e Educação Física.

Publicado

2025-09-09

Como Citar

SANZ-ORTEGA, Miriam; LAGE-GÓMEZ, Carlos. Mare Ignotum: un acercamiento artográfico a la interpretación creativa de música contemporánea en el aula de Educación Secundaria. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.82721. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/82721. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos