Mare Ignotum: un acercamiento artográfico a la interpretación creativa de música contemporánea en el aula de Educación Secundaria
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.82721Palavras-chave:
Educação secundária, música contemporânea, interpretação criativa, a/r/tografiaResumo
A área de Música no Ensino Secundário Obrigatório na Espanha apresenta, por sua configuração curricular, múltiplas possibilidades didáticas. A partir de uma abordagem artográfica, no presente estudo foi implementada uma proposta pedagógica centrada na interpretação criativa de uma obra de música contemporânea composta por uma compositora profissional que também desempenhou o papel de docente e investigadora, com os objetivos de explorar os aspectos que caracterizaram a aprendizagem do projeto musical, bem como propor uma aproximação conceitual da interpretação criativa na sala de aula do ensino secundário. Participaram 31 alunos/as do 2º ano do Ensino Secundário Obrigatório, juntamente com duas professoras de música e uma docente. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizaram-se a observação participante e não participante, juntamente com entrevistas e gravações audiovisuais que foram codificadas e analisadas por meio de uma orientação temática. Os resultados indicam os múltiplos benefícios nos estudantes que realizaram o projeto musical, os quais afirmam que puderam ouvir a música de uma forma diferente, conectar-se com a docente-compositora em aspectos criativos, sentir que faziam parte de um resultado coletivo maior e, portanto, sentir-se mais realizados consigo mesmos, com a disciplina e com a aprendizagem em geral. Além disso, tudo isso nos leva a aperfeiçoar uma possível definição do que seria a interpretação criativa: co-participação criativa, vinculação mental e emocional e criação direta na interpretação.







