AMI: Interface Algorítmica de Música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.78922

Palavras-chave:

música algorítmica, Max for Live, classificação de sequências, composição assistida por computador

Resumo

Resumo: Na América Latina, a prática da composição algorítmica tem representantes famosos como o argentino Horacio Vaggione ou o mexicano Julio Estrada. No entanto, não há muita história de software ou ferramentas de computador criadas para esse fim. AMI (interface de música algorítmica) é uma ferramenta desenvolvida dentro do ambiente Max for Live que permite não apenas gerar listas de dados simbólicos de forma algorítmica, mas também classificar essas sequências para obter uma lista de relações ou similaridades que o compositor pode usar como sugestão para a encadeamento de partes musicais.

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Biografia do Autor

Francisco Colasanto, Universidad Nacional Autónoma de México, Morelia, México, fcolasanto@enesmorelia.unam.mx

Francisco Colasanto nasceu em 22 de junho de 1971 em Buenos Aires, Argentina. Reside em Morelia, México desde 2006.Ele é Doutor (com menção honrosa) em Tecnologia Musical pela Universidad Nacional Autónoma de México e Licenciado em Composição eletroacústica pela Universidad Nacional de Quilmes, Argentina. Ele recebeu os seguintes prêmios: Bolsa do Ministério da Cultura da Espanha (2000). Subsídio para a criação da Fundación Antorchas (2004). Prêmio Juan Carlos Paz concedido pelo Fondo Nacional de las Artes (2005). Comissionado pelo LIEM, Museo Reina Sofía, Madrid (2006). "Live Electronic Music Competition 2006" da Harvard University. Giga-Hertz Award 2009. ZKM, Karlsruhe, Alemanha. Prêmio Ibermúsicas 2013. Programa de Fomento a Projetos e Coinvestimentos Culturais 2018. É Técnico Acadêmico de tempo integral nível A e Coordenador do Curso de Música e Tecnologia Artística da ENES-Morelia, UNAM. Ele publicou o livro "Max/MSP: guia de programação para artistas".,Atualmente, ele atua como subdiretor do Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras (CMMAS).,Ele lidera o projeto musical "Doctor Zoppa" (www.drzoppa.com).

Rodrigo Sigal, Escuela Nacional de Estudios Superiores Morelia, México, rodrigo@cmmas.org

Jorge Rodrigo Sigal Sefchovich (Cidade do México - 1971). Compositor, gestor cultural e professor em tempo integral desde 2017 na ENES, UNAM, Morelia, onde co-fundou o programa de graduação em Música e Tecnologia Artística (www.enesmorelia.org). Interessado em novas tecnologias, especialmente no campo da música eletroacústica. Desde 2006, Sigal é diretor do Centro Mexicano de Música e Artes Sonoras (www.cmmas.org), onde coordena numerosas iniciativas de criação, educação, pesquisa e gestão cultural relacionadas ao som e à música. Ele obteve um doutorado na London City University e completou seus estudos de pós-doutorado na UNAM. Possui um diploma em gestão cultural pela UAM-BID e continuou seus estudos e projetos criativos com o apoio de várias bolsas e instituições como Fulbright, FONCA (membro do SNCA 2011-18), Pride C (UNAM) e a Fundação DeVos para gestão cultural, entre outros. Ele é membro do Sistema Nacional de Pesquisadores Nível 1 do Conacyt e há 20 anos participa do projeto Luminico (www.luminico.org), é diretor do festival "Visiones Sonoras" (www.visionessonoras.org) e editor da revista "Sonic Ideas" (www.sonicideas.org).

Publicado

2024-09-13 — Atualizado em 2024-10-24

Versões

Como Citar

COLASANTO, F.; SIGAL SEFCHOVICH, J. R. AMI: Interface Algorítmica de Música. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.78922. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/78922. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos