Experiências acústicas na paisagem sonora escolar rural
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v22.70985Palavras-chave:
Experiência Acústica, Educação Ambiental, Sujeito de Experiência, Paisagem Sonora, Prática Estética.Resumo
Os estudos sobre paisagem sonora vêm sendo discutidos em diferentes áreas do conhecimento, o que oportuniza os múltiplos olhares para o tema. O ambiente escolar rural foi o espaço para a produção de dados da pesquisa que ora se apresenta nesse artigo. Nesse estudo, aproxima-se a conhecida prática estética soundwalking às leituras de Jorge Larrosa sobre experiência, apontando como esta prática estética se volta às realidades acústicas de uma escola rural do município de Rio Grande/RS. Considera-se tal prática como uma alternativa de fruição musical frente aos modelos de ensino da música conservatorial e/ou historicamente fixados na forma de ouvir e fazer música. Faz-se com que este novo contexto escolar rural, silenciado e aparentemente imobilizado pela pandemia de Covid-19, seja entendido como um corpo vibrante, tensionado, revelador de um silêncio potente de sonoridades a serem vivenciadas. A partir de práticas artísticas nos entornos de uma escola rural de ensino fundamental, expõem-se como se deu a experiência acústica e os processos que lá foram estabelecidos, de forma a sublinhar a singularidade dessa experiência e das relações estabelecidas com o referido espaço.