Música e identidade na Romaria ao Divino Pai Eterno de Trindade, Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.51137Palavras-chave:
Música, Identidade, Romaria ao Divino Pai Eterno, GoiásResumo
Este artigo discute o papel da música como constituinte identitário na Romaria ao Divino Pai Eterno desenvolvida no município de Trindade, em Goiás. Integra o horizonte mais amplo de nossas pesquisas sobre o catolicismo popular goiano em sua expressão musical – com resultados que envolvem não apenas a devoção ao Divino Pai Eterno, mas também outras manifestações da cultura religiosa goiana. Em primeiro lugar, verifica a presença da música – mormente por meio do canto e da prática instrumental – nos primeiros anos da festa, beneficiando-se, para isso, das crônicas registradas pela Província Redentorista em Goiás, datadas de 1908 a 1963. Por conseguinte, vale-se do testemunho oferecido pelos romeiros entrevistados nos dias de festa, bem como dos princípios da análise retórica – com fundamentos não apenas culturais, mas teológicos – elencando o que denominamos como o ranking dos principais exemplos musicais presentes na atualidade da devoção. Pretende contribuir nas discussões sobre culturas e religiosidades populares em Goiás, particularmente quando estas tocam temas como identidade, festas, religião e música.
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