Música e identidade na Romaria ao Divino Pai Eterno de Trindade, Goiás

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DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.51137

Keywords:

Música, Identidade, Romaria ao Divino Pai Eterno, Goiás

Abstract

Este artigo discute o papel da música como constituinte identitário na Romaria ao Divino Pai Eterno desenvolvida no município de Trindade, em Goiás. Integra o horizonte mais amplo de nossas pesquisas sobre o catolicismo popular goiano em sua expressão musical – com resultados que envolvem não apenas a devoção ao Divino Pai Eterno, mas também outras manifestações da cultura religiosa goiana. Em primeiro lugar, verifica a presença da música – mormente por meio do canto e da prática instrumental – nos primeiros anos da festa, beneficiando-se, para isso, das crônicas registradas pela Província Redentorista em Goiás, datadas de 1908 a 1963. Por conseguinte, vale-se do testemunho oferecido pelos romeiros entrevistados nos dias de festa, bem como dos princípios da análise retórica – com fundamentos não apenas culturais, mas teológicos – elencando o que denominamos como o ranking dos principais exemplos musicais presentes na atualidade da devoção. Pretende contribuir nas discussões sobre culturas e religiosidades populares em Goiás, particularmente quando estas tocam temas como identidade, festas, religião e música.

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Author Biography

José Reinaldo Felipe Martins Filho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, jreinaldomartins@gmail.com

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Published

2018-12-07

How to Cite

FELIPE MARTINS FILHO, J. R. Música e identidade na Romaria ao Divino Pai Eterno de Trindade, Goiás. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 229–244, 2018. DOI: 10.5216/mh.v18i2.51137. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/51137. Acesso em: 29 nov. 2024.

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Artigos