O Lugar da performance na música indeterminada cageana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v17i1.46422

Palavras-chave:

performance musical, John Cage, indeterminac?a?o em mu?sica, musicologia

Resumo

Reflexa?o sobre o status do inte?rprete no a?mbito da indeterminac?a?o musical cageana na qual este teria a prerrogativa de definir a forma musical de tal modo que o pro?prio compositor seria capaz de surpreender-se com o resultado. Pretende-se demonstrar que tal corola?rio funciona, na pra?tica, a despeito do enunciado principal, como uma ferramenta refinada de controle do inte?rprete. Tal conclusa?o nos leva a? necessidade de se pensar uma musicologia capaz de, na?o apenas incluir a performance como insta?ncia criativa do processo musical, mas que a propusesse como item priorita?rio de uma mudanc?a paradigma?tica da a?rea.

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Biografia do Autor

Valério Fiel da Costa, UFPB

Possui graduação em Música (2000), mestrado em Música (2003) e doutorado em Música (2009) pela UNICAMP. Professor Adjunto Nível I do DEMUS do CCTA/UFPB, pesquisador frente ao laboratório COMPOMUS (composição musical). É lider do Grupo de Pesquisa "Estudos em (des)Territorialização da Performance". Lançou em 2016 o livro "Morfologia da Obra Aberta: esboço de uma teoria geral da forma musical" pela Editora Prismas. Atualmente é coordenador do Programa de Pós Graduação em Música - PPGM/ CCTA/UFPB. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição musical, Musicologia e Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: criação musical, análise morfológica, forma aberta e piano preparado.

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Publicado

2018-03-02

Como Citar

DA COSTA, V. F. O Lugar da performance na música indeterminada cageana. Música Hodie, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 7–18, 2018. DOI: 10.5216/mh.v17i1.46422. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/46422. Acesso em: 19 dez. 2024.

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Artigos