O Lugar da performance na música indeterminada cageana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v17i1.46422

Palabras clave:

performance musical, John Cage, indeterminac?a?o em mu?sica, musicologia

Resumen

Reflexa?o sobre o status do inte?rprete no a?mbito da indeterminac?a?o musical cageana na qual este teria a prerrogativa de definir a forma musical de tal modo que o pro?prio compositor seria capaz de surpreender-se com o resultado. Pretende-se demonstrar que tal corola?rio funciona, na pra?tica, a despeito do enunciado principal, como uma ferramenta refinada de controle do inte?rprete. Tal conclusa?o nos leva a? necessidade de se pensar uma musicologia capaz de, na?o apenas incluir a performance como insta?ncia criativa do processo musical, mas que a propusesse como item priorita?rio de uma mudanc?a paradigma?tica da a?rea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valério Fiel da Costa, UFPB

Possui graduação em Música (2000), mestrado em Música (2003) e doutorado em Música (2009) pela UNICAMP. Professor Adjunto Nível I do DEMUS do CCTA/UFPB, pesquisador frente ao laboratório COMPOMUS (composição musical). É lider do Grupo de Pesquisa "Estudos em (des)Territorialização da Performance". Lançou em 2016 o livro "Morfologia da Obra Aberta: esboço de uma teoria geral da forma musical" pela Editora Prismas. Atualmente é coordenador do Programa de Pós Graduação em Música - PPGM/ CCTA/UFPB. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição musical, Musicologia e Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: criação musical, análise morfológica, forma aberta e piano preparado.

Citas

ATTALI, Jacques. Noise: the political economy of music. Minneapolis/London: University of Minnesota Press, 2009.

BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte: ge?nese e estrutura do campo litera?rio. Sa?o Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BOULEZ, Pierre. Alea. In Perspectives of New Music, Vol.3, N°1, pp.42-53, 1964. BUNGER, Richard. The Well prepared piano. San Pedro: Litoral Arts Press, 1981. CAGE, John. A Year from monday: new lectures and writings by John Cage. Middletown: Wesleyan, 1969.

_____. Silence: Lectures and writings by John Cage. Middletown: Wesleyan, 1973. CARON, Jean-Pierre. Da Ontologia a? Morfologia: reflexo?es sobre a identidade da obra musical. Dissertac?a?o de mestrado em filosofia. IFCS-UFRJ: Rio de Janeiro, 2011.

CHARLES, Daniel. John Cage: Luring Music away from the West? In: The Complete John Cage Edition, Vol.29: Mode Records, 2005.

COOK, Nicholas. Entre o Processo e o produto: Mu?sica e/enquanto performance. In: Revista Per Musi No14. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

COSTA, Valério Fiel da. Morfologia da Obra Aberta: esboço de uma teoria geral da forma musical. Curitiba: Prismas, 2016

COSTA, V. F. & BRITO, L. N. Padrões morfológicos em duas peças de caráter aberto da escola de Nova York. Anais da XXV ANPPOM, vol. 1, Vitória-ES, 2015.

COSTA, V. F. & MEDEIROS, D. M. D. A Teoria Tempo-Espaço como ferramenta analítica para obras de caráter aberto de L. C. Vinholes: o caso da Instrução 61. Anais da XXIV ANPPOM, vol. 1, São Paulo-SP, 2014.

FLEMING, Richard and DUCKWORTH, William. John Cage at Seventy-Five. Lewinsburg: Bucknell University Press, 1989.

GOEHR. Lidia. The Imaginary Museum of Musical Works: an essay in the philosophy of music. Oxford: Clarendon, 1992.

JOHNSON, Tom. Intentionality and Nonintentionality in the Performance of Music by John Cage. In FLEMING, Richard and DUCKWORTH, William. John Cage at Seventy-Five. Lewinsburg: Bucknell University Press, 1989. p.262-269. JUNKERMAN, Charles. “nEw/ foRms of living together”: The Model of the Musicircus. In PERLOFF, Marjorie & JUNKERMAN, Charles. (orgs) John Cage: Composed in America. Chicago: University of Chicago Press, 1994.

KOSTELANETZ, Richard. Conversing with Cage. New York: Routledge, 2003. NYMAN, Michael. Experimental Music: Cage and Beyond. New York: Schirmer, 1981.

PIEKUT, Benjamin. Experimentalism Otherwise: The New York Avant-Garde and Its Limits. Berkeley: University of California Press, 2011.

PRITCHETT, James. The Music of John Cage. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

REICHERT, Manfred. Thirteen. Mode Records, 1992.

ROSEN, Charles. Sonata Forms. New York: Norton, 1988.

Publicado

2018-03-02

Cómo citar

DA COSTA, V. F. O Lugar da performance na música indeterminada cageana. Música Hodie, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 7–18, 2018. DOI: 10.5216/mh.v17i1.46422. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/46422. Acesso em: 4 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos