O Prélude da Suíte para Piano Solo Le Tombeau de Couperin de Maurice Ravel: Considerações Composicionais e Interpretativas

Autores

  • Danieli Verônica Longo Benedetti

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v12i1.20178

Resumo

O presente artigo, segmento de pesquisa de Doutorado realizada no Departamento de Música da ECA/USP/FAPESP, pretende elucidar, por meio do Prélude, peça que abre a suíte para piano solo Le Tombeau de Couperin (1914-1917) do compositor francês Maurice Ravel, alguns dos procedimentos de composição e da técnica do instrumento antigo resgatados da obra para cravo do compositor barroco François Couperin (1668-1733) e transpostos por Ravel para o piano moderno. Assim, por meio do estudo da obra para cravo de Couperin foi possível verificar uma espécie de fusão de duas linguagens e de duas técnicas instrumentais distanciadas no tempo. Unem-se a isso a importância de algumas questões interpretativas levantadas a partir desta fusão de linguagens. Palavras-chaves: Maurice Ravel; Piano; François Couperin; Cravo; Interpretação.

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Publicado

2012-09-18

Como Citar

VERÔNICA LONGO BENEDETTI, D. O Prélude da Suíte para Piano Solo Le Tombeau de Couperin de Maurice Ravel: Considerações Composicionais e Interpretativas. Música Hodie, Goiânia, v. 12, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/mh.v12i1.20178. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/20178. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos