Ensino de música, currículo e interdisciplinaridade em diálogo com a legislação educacional brasileira

Autores/as

  • Sérgio Luiz Ferreira de Fgueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, sergiofigueiredo.udesc@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-3401-385X

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.83318

Palabras clave:

Educação musical, Educação básica., Legislação educacional, Currículo, Interdisciplinaridade

Resumen

Ensino de música, currículo e interdisciplinaridade são três temáticas tratadas neste texto em diálogo com documentos selecionados que pertencem à legislação educacional brasileira. Três focos principais norteiam as discussões sobre: a inclusão da música na legislação brasileira e sua obrigatoriedade no currículo; a música como disciplina específica no currículo ou inserida em práticas polivalentes; e perspectivas interdisciplinares na formação e atuação de profissionais que trabalham nas escolas de educação básica. Tais temáticas são apresentadas e discutidas à luz da literatura especializada da área de educação musical e educação, tendo a legislação educacional como referência para aspectos selecionados de diferentes normativas. A partir das discussões apresentadas, o texto conclui com reflexões que contemplam a viabilidade da música no currículo da educação básica, a revisão de práticas polivalentes e a perspectiva interdisciplinar como forma de superação da fragmentação do conhecimento e do currículo, tanto na educação básica quando na formação de professores. Para que se conquistem espaços para a educação musical no currículo, incluindo perspectivas interdisciplinares nas ações pedagógicas escolares, é necessária a mobilização dos profissionais da educação musical junto a diferentes instituições e órgãos governamentais, para um trabalho coletivo em prol de mudanças efetivas para a presença da música na escola brasileira, tornando-a acessível democraticamente para todos os estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sérgio Luiz Ferreira de Fgueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, sergiofigueiredo.udesc@gmail.com

Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo é professor associado aposentado da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com trajetória consolidada nas áreas de educação musical, regência coral e políticas públicas de ensino da música. Bacharel em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (1981), possui Mestrado em Música – Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e é Doutor em Educação Musical pela RMIT University, Melbourne, Austrália (2003) . Realizou pós-doutorado no CIPEM, Instituto Politécnico do Porto (Portugal), entre 2011 e 2012. Sua produção acadêmica destaca-se por pesquisas em formação docente, normas educacionais e regência coral, com orientação de diversos trabalhos de mestrado na área. Atuou como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música (Mestrado) da UDESC. Além de sua produção, foi presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM)

Publicado

2025-09-25

Cómo citar

FGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Ensino de música, currículo e interdisciplinaridade em diálogo com a legislação educacional brasileira. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.83318. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/83318. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossier: Música, currículo e interdisciplinariedad: resultados de investigación en Brasil y España