Ensino de música, currículo e interdisciplinaridade em diálogo com a legislação educacional brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.83318Palabras clave:
Educação musical, Educação básica., Legislação educacional, Currículo, InterdisciplinaridadeResumen
Ensino de música, currículo e interdisciplinaridade são três temáticas tratadas neste texto em diálogo com documentos selecionados que pertencem à legislação educacional brasileira. Três focos principais norteiam as discussões sobre: a inclusão da música na legislação brasileira e sua obrigatoriedade no currículo; a música como disciplina específica no currículo ou inserida em práticas polivalentes; e perspectivas interdisciplinares na formação e atuação de profissionais que trabalham nas escolas de educação básica. Tais temáticas são apresentadas e discutidas à luz da literatura especializada da área de educação musical e educação, tendo a legislação educacional como referência para aspectos selecionados de diferentes normativas. A partir das discussões apresentadas, o texto conclui com reflexões que contemplam a viabilidade da música no currículo da educação básica, a revisão de práticas polivalentes e a perspectiva interdisciplinar como forma de superação da fragmentação do conhecimento e do currículo, tanto na educação básica quando na formação de professores. Para que se conquistem espaços para a educação musical no currículo, incluindo perspectivas interdisciplinares nas ações pedagógicas escolares, é necessária a mobilização dos profissionais da educação musical junto a diferentes instituições e órgãos governamentais, para um trabalho coletivo em prol de mudanças efetivas para a presença da música na escola brasileira, tornando-a acessível democraticamente para todos os estudantes.







