Educação conectada: redes sociais na educação musical de alunos adolescentes. Revisão sistemática
Revisión sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.83072Palavras-chave:
Educación musical, Redes sociales, Educación Secundaria, Revisión sistemáticaResumo
A popularidade de plataformas como TikTok, Instagram e YouTube entre os adolescentes gerou um debate crescente sobre seu papel educacional em sala de aula. Esta revisão sistemática analisa a produção científica publicada nos últimos 10 anos sobre o uso pedagógico dessas redes no ensino de música em contextos de educação formal, com foco tanto no impacto sobre os alunos quanto nas práticas de ensino. Foram realizados o protocolo PRISMA 2020 e a estratégia PICO. Os resultados mostram uma predominância do uso passivo de conteúdo, principalmente por meio do YouTube, para fins expositivos ou de reforço teórico. No entanto, algumas experiências se destacam por incentivar a participação ativa dos alunos, mostrando melhorias na motivação, criatividade, colaboração e aprendizado significativo. Apesar do potencial pedagógico dessas ferramentas, ainda existem desafios, como a falta de treinamento dos professores, a falta de integração curricular e a necessidade de estudos com abordagens experimentais ou longitudinais. Conclui-se que é necessário promover a alfabetização digital crítica para transformar o uso diário dessas plataformas em oportunidades reais de aprendizagem musical na sala de aula.







