Projecto TCIEM

Transformar os espaços escolares através de projectos interdisciplinares para o desenvolvimento de competências transversais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.82484

Palavras-chave:

competências transversais, interdisciplinaridade, aprendizagem baseada em projectos, música

Resumo

Este artigo analisa os resultados de vários projetos interdisciplinares desenvolvidos no âmbito da investigação TCIEM (Transversalidade, Criatividade e Inclusão em Projetos de Música Escolar). Estes projectos, implementados em diferentes escolas espanholas durante o ano letivo de 2023/2024, utilizaram uma abordagem interdisciplinar usando a abordagem de Aprendizagem Baseada em Projectos (PBL) para promover competências transversais nos alunos. O estudo analisa a forma como estas intervenções contribuíram para o desenvolvimento da criatividade, do empreendedorismo, da inclusão e das competências digitais. Os resultados mostram que a experiência avaliada melhorou o trabalho docente, bem como a motivação e a participação dos alunos, para além de promover aprendizagens relevantes. O artigo destaca os benefícios destes projectos para a coesão social, sobretudo em contextos educativos com diversidade cultural, bem como os desafios encontrados na sua implementação, nomeadamente o envolvimento das famílias, a formação dos professores e os constrangimentos estruturais. Conclui-se que os projectos interdisciplinares através da música para o desenvolvimento de competências transversais representam uma estratégia pedagógica valiosa para responder aos desafios educativos contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alicia Peñalba Acitores, Universidad de Valladolid, Valladolid, España alicia.penalba@uva.es

Professor de Música na Universidade de Valladolid. Licenciado em Musicologia, flautista, terapeuta da fala e musicoterapeuta. Menção de Doutoramento Europeu em 2008 com uma tese sobre o papel da corporeidade na performance musical de instrumentos acústicos e digitais. Beneficiou de mais de 9 meses de estadias de investigação em centros estrangeiros (Universidade de Sheffield; Rene Descartes-Paris V; InfoMus Lab-Genoa; McGill, Music Technology Group-Montreal). Co-IP do projeto de I+D+I PID2021-128645OB-I00 sobre Transversalidade, Criatividade e Inclusão em Projectos de Música Escolar: Uma Investigação Avaliativa (TCIEM). Participou nos projectos de I+D+I IMPACTMUS (EDU2014-58066-P), sobre o impacto da Educação Musical e PROFMUS (EDU2017-84782-P), sobre a formação de professores universitários na Sociedade e Economia do Conhecimento, entre outros. As suas linhas de investigação estão orientadas para o estudo da inclusão e transformação social através da música, dos processos cognitivos incorporados na experiência musical e das práticas musicais inclusivas mediadas pela tecnologia.

José Luis Aróstegui Plaza, Universidad de Granada, Granada, España arostegu@ugr.es

José Luis Aróstegui Plaza é professor de Didática da Expressão Musical na Universidade de Granada e chefe do Grupo de Investigação em Educação Musical SEJ-540. Dirigiu numerosos projectos de investigação em I&D centrados no desenvolvimento curricular, na formação de professores e nas políticas curriculares de reforma educativa, linhas temáticas que constituem a espinha dorsal da maior parte da sua produção científica. Atualmente, é co-dirigente do projeto PID2021-128645OB-I00 sobre transversalidade, criatividade e inclusão em projectos de música escolar (2022-2025). A sua formação inclui uma licenciatura em Solfejo e Teoria Musical e um doutoramento em Pedagogia. Após o doutoramento, fez um pós-doutoramento na Universidade de Illinois (EUA), onde aprofundou a sua investigação avaliativa sobre a formação de professores de música. José Luis é bolseiro Fulbright, o que lhe permitiu realizar uma estadia na Universidade de Miami durante o segundo trimestre do ano académico 24-25.

Publicado

2025-10-23

Como Citar

PEÑALBA ACITORES, Alicia; ARÓSTEGUI PLAZA, José Luis. Projecto TCIEM: Transformar os espaços escolares através de projectos interdisciplinares para o desenvolvimento de competências transversais. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.82484. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/82484. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Música, currículo e interdisciplinaridade: resultados de pesquisa no Brasil e na Espanha