Musicoterapia na Dependência Química

Uma Revisão Integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v22.70651

Palabras clave:

Musicoterapia, Drogadicción, Evaluación

Resumen

Las adicciones químicas son enfermedades cognitivas, sociales y neurológicas provocadas por el abuso de cualquier sustancia no producida por el organismo que tiene propiedades para actuar sobre uno o más de sus sistemas. Esta revisión integradora buscó literatura científica que evidencie qué cambios se pueden evaluar mediante el uso de protocolos, en enfoques sistematizados en musicoterapia, en el contexto de la dependencia química. Se identificaron veinticuatro textos que indicaban una falta de estandarización de los resultados evaluados por los estudios, lo que limita su comparabilidad. Aun así, fue posible concluir algunos puntos sobre la acción de la musicoterapia sobre aspectos psicológicos de pacientes afectados por dependencia química.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Frederico Pedrosa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, frederico.musicoterapia@gmail.com

Docente da Graduação em Música com Habilitação em Musicoterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorando em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Musica pela Universidade Federal do Paraná (2018) e Bacharel em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2010). Atua em pesquisa nas áreas de musicoterapia, saúde mental, educação musical e cultura popular. Foi bolsista do Processo de Iniciação Científica da Faculdade de Artes do Paraná onde pesquisou a música ambiente dos ônibus da cidade de Curitiba. Foi professor colaborador do curso de Bacharelado em Musicoterapia na Universidade Estadual do Paraná entre 2016 e 2017, onde ministrou as disciplinas relacionadas à linguagem, execução e aprendizado musical além de supervisionar estágios em Saúde Mental e orientar trabalhos de conclusão de curso. Participa dos grupos de pesquisa Centro de Estudos em Musicoterapia, CEMT-CNPq, e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia, NEPIM-CNPq. Fez parte dos grupos Jazz Cigano Quinteto, Paranambuco, Omundô e da Orquestra Rabecônica do Brasil com os quais estudou e desenvolveu apresentações utilizando a linguagem musical das culturas tradicionais brasileiras e de outras regiões do globo. Tem experiência de atuação clínica nas áreas de Saúde Mental, Dependência Química, Geriatria e Educação Especial. Atualmente faz parte dos grupos Marruá, que faz um repertório de Baião e The Pulso in Chamas, com uma proposta estética Queer. Tem experiência com atuação e supervisão de estágios nas áreas de Saúde Mental, Dependência Química e Educação Especial.

Cybelle Maria Veiga Loureiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, cybelleveigaloureiro@gmail.com

Doutorado em Medicina área de conhecimento Ciências Aplicadas à Cirurgia e Oftalmologia - Faculdade de Medicina-UFMG (2009); Mestrado em Música área de conhecimento Educação Musical - Escola de Música - UFMG (2005); Bacharelado em Musicoterapia - University of Iowa (1991); Bacharelado em Música Instrumento Piano - Conservatório Musical Carlos Gomes (1975); Representante da América Latina na Federação Mundial de Musicoterapia-WFMT ( 2009-2014); Membro da Comissão em Formação e Clínica na WFMT (2014); Professora de Musicoterapia na Universidade Federal de Minas Gerais (2009), Coordenadora do Bacharelado em Musicoterapia (2009); Professora Permanente no PPG em Neurociências - ICB-UFMG linha de pesquisa:neurociências, música e artes (2011); Professora Permanente do PPG em Música - EM-UFMG (2011) área Sonologia. Experiência na área de Música e Musicoterapia, atuando principalmente nas áreas: sonologia, neurociências, musicoterapia neurológica; educação musical especial; deficiência física; Síndrome de West; esclerose múltipla; neurite óptica; neuromielite; neonatologia; atraso do neurodesenvolvimento; AVE; Parkinson; Alzheimer; demência semântica e cuidados paliativos.

Frederico, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, frederico.garciad@gmail.com

Frederico Garcia é professor associado no Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. É bolsista de pesquisa nível 2 do CNPq e lidera o Núcleo de Pesquisa Vulnerabilidade e Saúde ? NAVES e coordena o Centro de Referência em Drogas (CRR). Ele atua no desenvolvimento de inovações que melhoram a vida das pessoas com transtornos mentais, tendo atuado como pesquisador principal em diversos ensaios clínicos. Cursou seu doutorado em Biologia Celular e Molecular na Universidade de Rouen, na França e tem formação em terapias comportamentais e cognitivas pela Associação Francesa de Terapias Cognitivas e Comportamentais. Foi laureado prêmio de pesquisador da World Federation of Societies of Biological Psychiatry (WFSBP) em 2013 e é vice-secretário da WFSBP e membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Publicado

2022-10-31

Cómo citar

PEDROSA, F.; VEIGA LOUREIRO, C. M.; FREDERICO. Musicoterapia na Dependência Química: Uma Revisão Integrativa. Música Hodie, Goiânia, v. 22, 2022. DOI: 10.5216/mh.v22.70651. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/70651. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos