O desejo para o aprendizado da música:
uma abordagem psicanalítica
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v21.69022Palabras clave:
educação musical, ensino e aprendizado, desejo, psicanálise.Resumen
O artigo é fruto de uma pesquisa realizada em uma escola de música, nos cursos de graduação. O objetivo principal foi saber qual desejo sustenta, ou não, professores e alunos de música no processo de ensino e aprendizado da música. O conceito de desejo da psicanálise foi transversal ao da educação musical para tratar o tema. Na revisão da literatura encontraram-se poucas publicações com a temática da psicanálise e educação musical. Foram entrevistados três professores e três alunos, individual e coletivamente, através do Método Clínico de Orientação Psicanalítica e da Conversação, oriunda desse método. Todas as entrevistas se concentraram no formato on-line, devido ao isolamento forçado pela pandemia da Covid 19. Nas conversas procurava-se localizar os sintomas, o que não vai ou foi bem no processo de aprendizado da música, e os significantes que remetem a esse mal-estar. Em um primeiro momento tentou-se localizar em cada entrevistado os sintomas e significantes presentes na relação com a música no ambiente familiar e depois no das escolas de música. Chegou-se às seguintes conclusões: o tradicional “apoio familiar” ao estudo da música não significou necessariamente um suporte do desejo, mas a sua demanda. O desejo, como entende a psicanálise lacaniana, foi localizado mais em se apresentar para o outro como músico, buscando o sentimento de pertencimento, do que no interesse pela música como linguagem ou objeto estético. Nessa demanda pela música, como forma de resgatar um laço social, aí como real desejo, o relato que mais apareceu no final das entrevistas foi o “medo do palco”, como sintoma de uma dialética entre demanda e desejo pela música.
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- 2021-11-14 (2)
- 2021-09-25 (1)