Esta es un versión antigua publicada el 2021-11-11. Consulte la versión más reciente.

Exploração Tímbrica em obra para Pandeiro Brasileiro Solo: Composição e Performance

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.68147

Palabras clave:

pandeiro brasileiro, exploração tímbrica, composição, performance musical

Resumen

Apresentamos aqui reflexões sobre o processo composicional e interpretativo da obra XXXXXX para pandeiro brasileiro solo. O objetivo é demonstrar como a utilização de diferentes estratégias de exploração tímbrica no pandeiro tornaram possível a criação de um discurso sonoro/musical inovador para esse instrumento tradicionalmente com função de marcação rítmica na música popular brasileira. Também são apresentados os desafios interpretativos envolvidos, descrevendo as soluções encontradas pelos autores. Esperamos que as reflexões aqui apresentadas possam auxiliar compositores e intérpretes interessados na utilização do pandeiro brasileiro em novos contextos musicais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vitor Lyra Biagioni, Universidade Federal de Uberlândia

Vitor Lyra Biagioni é bacharel em percussão pela Usp e licenciado pelo Centro Universitário Claretiano. Cursa especialização pela UFSCAR e mestrado em música pela UFU. É educador musical do projeto GURI-Ribeirão Preto.

Cesar Adriano Traldi, Universidade Federal de Uberlândia

Cesar Traldi é bacharel em percussão e doutor em música pela Unicamp. É professor de percussão, pesquisador do Núcleo de Música e Tecnologia da UFU. 

Publicado

2021-11-11

Versiones

Cómo citar

LYRA BIAGIONI, V.; TRALDI, C. A. Exploração Tímbrica em obra para Pandeiro Brasileiro Solo: Composição e Performance. Música Hodie, Goiânia, v. 21, 2021. DOI: 10.5216/mh.v21.68147. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/68147. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos