Perdendo o medo de cantar
uma prática de educação musical com professoras pedagogas em formação
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v21.67629Palabras clave:
Desafinação vocal. Educação musical. Formação docente. Professor unidocenteResumen
Perdendo o medo de cantar: uma prática de educação musical com professoras pedagogas em formação
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa-ação desenvolvida na forma de um curso de extensão na Universidade Federal XX. O público-alvo foram cinco alunas do curso de Pedagogia que se consideravam desafinadas. O estudo partiu da premissa de que, se a futura professora se sente desafinada, essa autopercepção pode resultar em um bloqueio em sua relação com a música, o que pode vir a prejudicar sua futura atividade como docente. O objetivo central do estudo foi o de modificar os sentimentos negativos que as participantes tinham com relação às suas possibilidades de cantar afinadamente. A etapa de intervenção ofereceu atividades de educação musical, tendo como foco central o uso da voz cantada. No texto são explanadas as aulas realizadas, bem como a análise das entrevistas feitas com as participantes antes e depois da ação. Embora a pesquisa tenha sido interrompida antes de seu fim, os dados coletados indicam que exercícios vocais, treinamento auditivo e atividades com caráter criativo, em um ambiente acolhedor, puderam alterar a relação que as futuras professoras estabeleciam com sua voz cantada, tornando-as mais confiantes e possibilitando que sua relação com a música se tornasse mais positiva.
Palavras-chave: Desafinação vocal. Educação musical. Formação docente. Professor unidocente.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2021-10-28 (3)
- 2021-10-28 (2)
- 2021-10-02 (1)