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RECURSOS TECNOLÓGICOS INTERACTIVOS Y SUS POSIBLES CONTRIBUCIONES AL ÁMBITO DE LA MUSICOTERAPIA: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA DE 1999 A 2019

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.65681

Palabras clave:

Musicoterapia; Tecnologías interactivas; Medios electrónicos interactivos

Resumen

Objetivo: Investigar, mediante una revisión sistemática, los recursos tecnológicos interactivos utilizados en los procesos de musicoterapia. Método: Búsqueda en 11 bases de datos y 3 revistas: ACM, BVS, Century, ERIC, IEEE Xplore, Lilacs, MEDLINE, SciELO, ScienceDirect, Scopus y Portal Capes, Journal of Music Therapy, Revista Brasileira de Musicoterapia y VOICES, en el período de 1999 a 2019. Resultados: Se seleccionaron 13 estudios para análisis que presentaban el software y las aplicaciones utilizadas, el uso de realidad aumentada y virtual, robots y objetos táctiles. Conclusión: Los estudios describen el uso de tecnologías interactivas con poblaciones diversas, considerando efectos positivos en los procesos de musicoterapia.

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Biografía del autor/a

Jéssica Röpke, Universidade Estadual do Paraná - Campus II

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), aluna dos cursos de graduação
em Bacharelado em Musicoterapia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Campus Curitiba II - FAP,
com início em 2016 e Especialização em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial pela
Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR) com conclusão prevista para dezembro de 2019. Além de, formação
técnica em administração pelo Senac - SC em 2014.

Rosemyriam Cunha, Universidade Estadual do Paraná - Campus II

Graduada em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1978) e em Musicoterapia pela Faculdades de Artes do Paraná (1995). Especialista em Gerontologia pela Universidade Tuiuti e em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, também titulada Gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.Concluiu o mestrado em Psicologia da Infância e da Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2003) e o doutoramento em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Em 2011 fez estágio de Pós-Doutorado na McGill University em Montreal, Canadá na área de Eduação Musical. Atualmente atua como professora associada da UNESPAR, Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP), no curso de Musicoterapia. É responsável pelas disciplinas que evolvem a pesquisa em Musicoterapia e o estudo do fazer musical em grupo e processos grupais em Musicoterapia. Exerce também funções de supervisão de estágios, orientação de trabalhos de conclusão de curso e orientação de pesquisas do Programa de Iniciação Científica. Integra o Comitê de Ética em Pesquisa da FAP e é lider do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia - NEPIM-CNPq. Desenvolve estudos na linha de pesquisa Arte, sociedade e cultura, em temas referentes aos processos de produção musical comunitária e aos significados e usos da música na vida cotidiana das pessoas. Interessa-se por estudos relacionados às dinâmicas grupais principalmente no que tange às manifestações sociais, culturais, afetivas, cognitivas e físicas que ocorrem quando as pessoas produzem música em grupo. Coordena os Encontros Abertos de Musicoterapia, reuniões que ocorrem mensalmente nas dependências da FAP e que agregam, além dos participantes da comunidade externa, professores e alunos do curso de Musicoterapia. Tem experiência de prática musicoterapêutica nas áreas da saúde (geriatria,demências,oncologia), educação (crianças com autismo e síndromes degenerativas) e na área social (comunidades, pessoas em situação de vulnerabilidade social), com predominância em trabalhos em grupos. É editora e organizadora da Revista InCantare, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia, periódico com publicação semestral e que se encontra disponível no meio eletrônico.

Gislaine Vagetti, Universidade Estadual do Paraná - Campus II

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2012). Mestrado com pesquisa em processo ensino-aprendizagem na educação física para idosos, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, Campus II, onde ministra as disciplinas: Crescimento e Desenvolvimento Humano; Consciência Corporal; Metodologia da Pesquisa e Escrita de Artigo Científico. Orienta Iniciação Científica na UNESPAR, com apoio do CNPq e Fundação Araucária. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (UFPR), na linha Cognição Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, com o projeto Educação, Cognição e Qualidade de vida no Envelhecimento humano. Ministra a disciplina Tópicos especiais em cognição, aprendizagem e desenvolvimento: Movimento e envelhecimento Humano. Líder do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Vice-líder do Centro de Pesquisa em Educação e Pedagogia do Esporte (CEPEPE) da UFPR. Membro do grupo de pesquisa em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (UFPR) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM) da UNESPAR. Possui relações de pesquisas com instituições internacionais como EUA e Portugal. Possui Livros, capítulos de livros e artigos no Brasil e em vários Países. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná - CEDI/PR (Decreto 3887). Chefe do Departamento de Educação Física e Coordenadora do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) na UNESPAR, Campus de Paranavaí (2008-2009); Coordenadora de Estágio e Coordenadora da Secretaria Acadêmica da UNESPAR, Campus II, Curitiba (2010-2011).

Publicado

2021-06-07

Versiones

Cómo citar

FLORES-GOMES, G.; RÖPKE, J.; CUNHA, R.; VAGETTI, G. RECURSOS TECNOLÓGICOS INTERACTIVOS Y SUS POSIBLES CONTRIBUCIONES AL ÁMBITO DE LA MUSICOTERAPIA: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA DE 1999 A 2019. Música Hodie, Goiânia, v. 21, 2021. DOI: 10.5216/mh.v21.65681. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/65681. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos