Interação entre tópicas musicais e o esquema harmônico le-sol-fi-sol na Missa de Réquiem (1816) de Marcos Portugal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.61016

Palabras clave:

Muerte, Requiem, Teoría de los tópicos musicales, Esquemas galantes

Resumen

Tanto los tópicos musicales como los esquemas galantes participan en el proceso comunicativo de la música del siglo XVIII. A pesar de su relativa autonomía, este artículo pretende observar cómo la interacción de estos dos aspectos analíticos potencia las estructuras simbólicas expresivas y léxicas que constituyen los discursos musicales con el tema de la muerte. Con este fin, observamos la interacción entre el esquema le-sol-fi-sol y los tópicos ombra, tempesta y estilo eclesiástico en la Misa del Réquiem de Marcos Portugal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ágata Yozhiyoka Almeida, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil, agata.yozhiyoka@gmail.com

Mestre em Música (Musicologia) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e graduada em Ed. Artística com Habilitação em Música pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Desenvolve pesquisas sobre Teoria Tópica, Significação Musical e Discurso Musical na música luso-brasileira dos séculos XVIII e XIX. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Estudos Musicológicos e participa das atividades realizadas pelo Laboratório de Musicologia (LAMUS/EACH-USP), coordenados pelo Prof. Dr. Diósnio Machado Neto. Atualmente é doutoranda em Música (Musicologia) pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e graduanda em Filosofia (Bacharel) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua profissionalmente como Professora Estatutária de Arte na Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Diósnio Machado Neto, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil, dmneto@usp.br

Professor Livre-Docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). É professor do programa de Pós-Graduação em Musicologia do Departamento de Música da ECA-USP, onde ministra as disciplinas de Análise da Historiografia Musical Brasileira e Estudos de Significação Musical e do Programa de Pós Graduação em Mudança Social e Participação Política (PROMUSPP) da EACH-USP. Professor Convidado do Magíster en Musicología Latinoamericana da Universidad Alberto Hurtado (Chile). Possui graduação em Bacharel em Música - Habilitação Instrumento - pela Pontificia Universidad Catolica de Chile (1992), mestrado e doutorado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2001; 2008), tendo como orientadores José Eduardo Martins (mestrado) e Mário Ficarelli (doutorado)

Publicado

2021-02-21 — Actualizado el 2021-11-14

Versiones

Cómo citar

ALMEIDA, Ágata Y.; MACHADO NETO, D. Interação entre tópicas musicais e o esquema harmônico le-sol-fi-sol na Missa de Réquiem (1816) de Marcos Portugal. Música Hodie, Goiânia, v. 20, 2021. DOI: 10.5216/mh.v20.61016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/61016. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos