A Interaction between musical topics and the le-sol-fi-sol harmonic schema in Marcos Portugal's Requiem Mass (1816)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.61016

Keywords:

Death, Requiem, Topic theory, Galant schemata

Abstract

Both musical topics and galant schemata figure in the eighteenth-century music communicative process. Despite its relative autonomy, the aim of this paper is to observe how the interaction of these two analytical perspectives enhance the expressive and lexical symbolic structures that constitute musical discourses about death. Therefore, we observe the interaction between the le-sol-fi-sol schema and ombra, tempesta and learned style topics in Marcos Portugal’s Requiem Mass.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ágata Yozhiyoka Almeida, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil, agata.yozhiyoka@gmail.com

Mestre em Música (Musicologia) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e graduada em Ed. Artística com Habilitação em Música pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Desenvolve pesquisas sobre Teoria Tópica, Significação Musical e Discurso Musical na música luso-brasileira dos séculos XVIII e XIX. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Estudos Musicológicos e participa das atividades realizadas pelo Laboratório de Musicologia (LAMUS/EACH-USP), coordenados pelo Prof. Dr. Diósnio Machado Neto. Atualmente é doutoranda em Música (Musicologia) pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e graduanda em Filosofia (Bacharel) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua profissionalmente como Professora Estatutária de Arte na Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Diósnio Machado Neto, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil, dmneto@usp.br

Professor Livre-Docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). É professor do programa de Pós-Graduação em Musicologia do Departamento de Música da ECA-USP, onde ministra as disciplinas de Análise da Historiografia Musical Brasileira e Estudos de Significação Musical e do Programa de Pós Graduação em Mudança Social e Participação Política (PROMUSPP) da EACH-USP. Professor Convidado do Magíster en Musicología Latinoamericana da Universidad Alberto Hurtado (Chile). Possui graduação em Bacharel em Música - Habilitação Instrumento - pela Pontificia Universidad Catolica de Chile (1992), mestrado e doutorado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2001; 2008), tendo como orientadores José Eduardo Martins (mestrado) e Mário Ficarelli (doutorado)

Published

2021-02-21 — Updated on 2021-11-14

Versions

How to Cite

ALMEIDA, Ágata Y.; MACHADO NETO, D. A Interaction between musical topics and the le-sol-fi-sol harmonic schema in Marcos Portugal’s Requiem Mass (1816). MUSICA HODIE, Goiânia, v. 20, 2021. DOI: 10.5216/mh.v20.61016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/61016. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos