Música Eletroacústica Experimental

Três sistemas para composição e performance gestual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v19.58009

Palabras clave:

composição musical, música eletroacústica, computação musical, música gestual, composição algorítmica

Resumen

A música realizada através de interfaces gestuais vem recebendo destaque nos últimos anos e trazendo novas possibilidades criativas para a comunidade musical. A utilização de sistemas desenvolvidos para interpretar gestos musicais através de interfaces gestuais já é uma realidade entre compositores contemporâneos. Os novos instrumentos já podem ser pensados e projetados livremente de acordo com as necessidades artísticas.  Em consonância com essa realidade este texto expõe uma breve introdução ao tema e apresenta três estudos de caso sobre sistemas musicais projetados para composição e performance eletroacústica em tempo real utilizando diferentes interfaces gestuais. As metodologias usadas na criação dos sistemas e composições resultantes “Just Walking” para sistema ReactMotion, “Tempo Translúcido” para Kinect e sistema de projeção sonora multicanal e “Pendulun” para computador e Theremini são comentadas e analisadas pelos autores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eloy Fernando Fritsch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasíl

Professor Associado nível 4 do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Leciona para os cursos de Composição Musical (disciplinas de Música Eletroacústica I, II e III, Computação Musical) e Música Popular (Trilhas Sonoras II, Produção Fonográfica II e Prática Musical Coletiva). Doutor em Ciência da Computação (Instituto de Informática da UFRGS - Conceito 7 Capes) com pesquina aplicada na área da música computacional. É professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Música da UFRGS (Conceito 7 Capes) e coordenador do Centro de Música Eletrônica do Instituto de Artes da UFRGS. Atua na área da música prioritariamente em Computação Musical, Música Eletroacústica, Trilha Sonora e Música Popular. Coordenador do grupo de pesquisa em Computação Musical da UFRGS. Atualmente realiza pesquisas em composição musical no projeto de Música Eletroacústica Experimental e o Projeto MpME - Música por Meios Eletrônicos.

Publicado

2019-09-13

Cómo citar

FRITSCH, E. F.; LUMERTZ, D.; DEITOS, D. Música Eletroacústica Experimental: Três sistemas para composição e performance gestual. Música Hodie, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/mh.v19.58009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/58009. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos