Estética e poética na música de Salvatore Sciarrino
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v19.52805Palabras clave:
composição musical, musicologia, cognição musicalResumen
A obra de Salvatore Sciarrino se institui a partir do uso de técnicas instrumentais particulares aliado a novos modelos de agenciamento do material sonoro. Suas composições exploram sonoridades que, transitando entre o icônico e o abstrato, inauguraram novos paradigmas de organização musical. Paralelo à sua produção composicional, Sciarrino produziu textos nos quais expõe suas reflexões acerca do artesanato musical. Neste artigo abordaremos conceitos estéticos e filosóficos propostos pelo compositor e, posteriormente, abordaremos a obra Come vengono prodotti gli inca incantesimi?. Escrita para flauta solo, esta composição evidencia como as ferramentas conceituais de Sciarrino dão origem a um discurso musical de expressividade e originalidade inéditas.
Descargas
Citas
CARRATTELI, Carlo: L'integrazione dell'estesico nel poietico nella poietica musicale post-strutturalista: il caso di Salvatore Sciarrino, una "composizione dell'ascolto", Tese ( Doutorado em música), Trento: Università di Trento; Paris: Université Paris IV – Sorbonne, 2006. Disponível em http://www.salvatoresciarrino.eu/Data/Tesi/Tesi_Carratelli.pdf Acessado em 18/04/2018.
CHAUVEL, Mark. Analyse Musicale: Sémiologie et cognition des formes temporelles. Paris: IDEAC – CNRS/Université Paris I – L’Harmattan, 2006.
LACHENMANN, Helmut (2009). Écrits et Entretiens. Paris: Contrechamps Éditions.
GIACCO, Grazia. La notion de “figure” chez Salvatore Sciarrino . Paris: L’Harmattan, 2001.
ONOFRE, Maria Leopoldina; ALVES, José Orlando. As técnicas estendidas e as configurações sonoras em L’Opera per Flauto de Salvatore Sciarrino. Revista Música Hodie, 2011. Vol. 11-N.2.
SCIARRINO, Salvatore (1998) Le Figure della Musica: da Beethoven a oggi. Milão: Ricordi, 1998.
___________________________ . Connaître et Reconnaître. In: Silence de l’oracle: Autour de l’ouvre de Salvatore Sciarrino, Sous la direction de Laurent Feneyrou. Paris: Cdmc, Septembre, 2013.
____________________________. Le son et le silence. In: Silence de l’oracle: Autour de l’ouvre de Salvatore Sciarrino, Sous la direction de Laurent Feneyrou. Paris: Cdmc, Septembre, 2013.
____________________________. Notes pour un jornal parisien. In: Silence de l’oracle: Autour de l’ouvre de Salvatore Sciarrino, Sous la direction de Laurent Feneyrou. Paris: Cdmc, Septembre, 2013.