Estética e poética na música de Salvatore Sciarrino

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v19.52805

Keywords:

composição musical, musicologia, cognição musical

Abstract

A obra de Salvatore Sciarrino se institui a partir do uso de técnicas instrumentais particulares aliado a novos modelos de agenciamento do material sonoro. Suas composições exploram sonoridades que, transitando entre o icônico e o abstrato, inauguraram novos paradigmas de organização musical. Paralelo à sua produção composicional, Sciarrino produziu textos nos quais expõe suas reflexões acerca do artesanato musical. Neste artigo abordaremos conceitos estéticos e filosóficos propostos pelo compositor e, posteriormente, abordaremos a obra Come vengono prodotti gli inca incantesimi?. Escrita para flauta solo, esta composição evidencia como as ferramentas conceituais de Sciarrino dão origem a um discurso musical de expressividade e originalidade inéditas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sergio Kafejian, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Obteve seu Bacharelado em composição pela Fasm, Mestrado junto à Brunel University (Londres), Doutorado junto à UNESP e atualmente desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado sediada no Departamento de Música da ECA/USP. Durante o ano de 2017 atuou como Visiting Scholar na NYU Steinhardt além de ter sido compositor residente do New Music Ensemble, da mesma instituição. Entre os principais prêmios recebidos destacam-se os Prix Residence (1998), Prix pour ouevre electroacoustic avec instrument (2008) – ambos no Concurso Internacional de Música Eletroacústica e de Arte Sonora de Bourges –, os Prêmios de Composição Clássica da  Funarte (2009, 2014) e o Prêmio de Composição Orquestral Gilberto Mendes (2008). Entre 2011 e 2015 foi Diretor Artístico do grupo de música contemporânea Camerata Aberta. Atua como professor na Faculdade Santa Marcelina (FASM) desde 2001, ministrado aulas de Composição, Música Contemporânea, Música Eletroacústica, e Análise Musical.

 

References

CARRATTELI, Carlo: L'integrazione dell'estesico nel poietico nella poietica musicale post-strutturalista: il caso di Salvatore Sciarrino, una "composizione dell'ascolto", Tese ( Doutorado em música), Trento: Università di Trento; Paris: Université Paris IV – Sorbonne, 2006. Disponível em http://www.salvatoresciarrino.eu/Data/Tesi/Tesi_Carratelli.pdf Acessado em 18/04/2018.

CHAUVEL, Mark. Analyse Musicale: Sémiologie et cognition des formes temporelles. Paris: IDEAC – CNRS/Université Paris I – L’Harmattan, 2006.

LACHENMANN, Helmut (2009). Écrits et Entretiens. Paris: Contrechamps Éditions.

GIACCO, Grazia. La notion de “figure” chez Salvatore Sciarrino . Paris: L’Harmattan, 2001.

ONOFRE, Maria Leopoldina; ALVES, José Orlando. As técnicas estendidas e as configurações sonoras em L’Opera per Flauto de Salvatore Sciarrino. Revista Música Hodie, 2011. Vol. 11-N.2.

SCIARRINO, Salvatore (1998) Le Figure della Musica: da Beethoven a oggi. Milão: Ricordi, 1998.

___________________________ . Connaître et Reconnaître. In: Silence de l’oracle: Autour de l’ouvre de Salvatore Sciarrino, Sous la direction de Laurent Feneyrou. Paris: Cdmc, Septembre, 2013.

____________________________. Le son et le silence. In: Silence de l’oracle: Autour de l’ouvre de Salvatore Sciarrino, Sous la direction de Laurent Feneyrou. Paris: Cdmc, Septembre, 2013.

____________________________. Notes pour un jornal parisien. In: Silence de l’oracle: Autour de l’ouvre de Salvatore Sciarrino, Sous la direction de Laurent Feneyrou. Paris: Cdmc, Septembre, 2013.

Published

2019-05-13

How to Cite

KAFEJIAN, S. Estética e poética na música de Salvatore Sciarrino. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/mh.v19.52805. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/52805. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos