Materiais didáticos para o ensino coletivo de violão: questionamentos sobre métodos

Autores/as

  • Fábio Amaral da Silva Sá e Eliane Leão

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v15i2.39770

Resumen

O objetivo deste texto é analisar os materiais didáticos publicados no Brasil elaborados para o ensino coletivo de violão e identificar quais dentre eles poderiam ser designados como método. Foi utilizada a revisão bibliográfica como metodologia de pesquisa. Na primeira parte realiza-se uma reflexão sobre a utilização dos termos ensino em grupo e ensino coletivo. A segunda é voltada a compreender a origem do ensino coletivo de instrumentos musicais, seguida por um breve histórico das práticas de ensino coletivo de violão no Brasil. Logo após, realiza-se uma discussão sobre o conceito de método e uma análise comparativa dos materiais didáticos elaborados para o ensino coletivo de violão. A análise dos materiais didáticos revelou que nenhum deles contempla em sua plenitude a designação do conceito de método. Palavras-chave: Método; Materiais didáticos; Ensino coletivo; Ensino em grupo; Violão.

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Publicado

2016-02-15

Cómo citar

AMARAL DA SILVA SÁ E ELIANE LEÃO, F. Materiais didáticos para o ensino coletivo de violão: questionamentos sobre métodos. Música Hodie, Goiânia, v. 15, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/mh.v15i2.39770. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/39770. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos