Nancy de Bertram Turetzky: Cinesiologia e Prática Deliberada da Técnica Estendida Arco + Pizz. no Contrabaixo
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v14i2.38200Resumen
Estudo de caso sobre Nancy, quinta peça da suíte Poems, portraits ballades and blues, para contrabaixo sem acompanhamento, do compositor-contrabaixista-pedagogo norte-americano Bertram TURETZKY (Poems..., 1987). A partir de seu livro seminal sobre o contrabaixo (TURETZKY, The Contemporary..., 1989) e entrevistas exclusivas (TURETZKY e BORÉM, Questions..., 2014; TURETZKY e BORÉM, More questions..., 2014), discute-se o contexto his- tórico e realização da obra, especialmente em relação à cinesiologia dos movimentos dos membros superiores envol- vidos na técnica estendida privilegiada em Nancy: arco + pizzicato simultâneos. São propostos exercícios educati- vos no contrabaixo, a partir de modelos de seleção de excertos de música sinfônica (BALDWIN, 1995) e do campo da educação física (NOGUEIRA, 2013), visando a aprendizagem dos movimentos e sua coordenação motora em partes e no todo (MAGILL, 2000). Palavras-chave: Bertram Turetzky; repertório para contrabaixo no século XX; técnicas estendidas para contrabaixo; cinesiologia da performance musical; exercícios educativos na performance musical.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2015-10-22
Cómo citar
BORÉM, LEONARDO LOPES E GUILHERME MENEZES LAGE, F. Nancy de Bertram Turetzky: Cinesiologia e Prática Deliberada da Técnica Estendida Arco + Pizz. no Contrabaixo. Música Hodie, Goiânia, v. 14, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/mh.v14i2.38200. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/38200. Acesso em: 19 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos