A Escrita Idiomática de Salvador Amato para o Contrabaixo

Autores/as

  • Rodrigo Olivárez

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v14i2.38198

Resumen

Estudo sobre a escrita idiomática do compositor-contrabaixista argentino Salvador Amato (1928-1994), observada nos manuscritos e edições de seu conjunto de seis obras de concerto para contrabaixo (Fantasia Concer- tante, Habanera, Sonatina, Malambo, Variaciones Rapsódicase Carnavalito). A partir de entrevistas com ex-alunos de Amato e textos publicados, são levantados dados que explicam sua abordagem pedagógica, que inclui elementos programáticos, técnicas tradicionais e estendidas. A análise de sua escrita idiomática em trechos de sua obra revela um compositor preocupado com a expansão do repertório e ensino de seu instrumento e, ao mesmo tempo, atento à cultura musical de seu país. Palavras-chave: Salvador Amato; Escrita idiomática para contrabaixo; Música argentina para contrabaixo.

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Publicado

2015-10-22

Cómo citar

OLIVÁREZ, R. A Escrita Idiomática de Salvador Amato para o Contrabaixo. Música Hodie, Goiânia, v. 14, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/mh.v14i2.38198. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/38198. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos