Rock schematicon
a romanesca no power metal
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.81441Keywords:
Rock e Power Metal, Schemata, Romanesca, Sintaxe e semântica musicalAbstract
O presente artigo averigua a ocorrência de uma formulação específica do léxico harmônico-contrapontístico galante na produção musical de um subgênero do Rock, o Power Metal (conhecido em seus albores como Melodic Metal). Tendo por base a teoria erigida por Gjerdingen (2007), este texto assinala o abundante uso da Romanesca em apropriação pela produção musical em certo campo da cultura pop, sinalizando possíveis atualizações de práticas composicionais setecentistas. No contexto do repertório histórico, tal esquema cumpria funções sintático-semânticas bem delimitadas, servindo como gesto de abertura a inúmeras composições ou como um demarcador de um argumento distinto no interior de uma obra quando deslocado para outras posições. No Power Metal, assim como na música setecentista, a Romanesca pode cumprir funções sintáticas e semânticas expectáveis ou deslocadas do contexto habitual de ocorrência, tendo, em muitos casos, importância fulcral no âmbito do projeto criativo que conforma um álbum musical. Para esta investigação se considerou o conjunto de artistas mais conhecidos, longevos e com vasta produção discográfica no subgênero







