Rumble: Uma música boa para brigar (e para pensar)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v22.69143

Keywords:

Rumble, música instrumental, censura, significação musical.

Abstract

Starting from an unusual, but equally rich in meanings, episode of musical censorship occurred in the scenario of american popular music, this article seeks to reflect on the internalist and externalist conditions that operated in this process. Considered as a watershed in the rock scene, Rumble was an archetypal music work in terms of the construction of its symbolic meaning. Using music and anthropological conceptual tools, we suggest possibilities for answering the following question: why did an instrumental piece of music manage to operate significant musical and social reactivity? The reflections here presented take into consideration the social functions of music and are based on the structural aspects of music, as well as on the symbolic meanings of this phenomenon.

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Author Biographies

Alexandre Eleutério Rocha, Universidade de Brasília (UnB), Brasília DF, Brasil, blues.alexandre@gmail.com

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (2019), além de formação para registro de Radialista pela Televisão Educativa do Estado do Ceará (1984). É mestrando do Curso de Pós-Graduação em Música pela Universidade de Brasília desde 2020. Tem experiência em pesquisa e produção musical nas áreas de Jornalismo, Radialismo e Antropologia, esta com ênfase em Antropologia da Música, das Emoções, da Dança e da Performance. Pesquisa há mais de três décadas o gênero musical afro-americano blues, com enfoque na análise de aspecto de sua estética e linguagem: a agridoce ambiguidade discursiva, emotiva e comportamental, linguagem culturalmente codificada cujo fio condutor é o recorte no caractere erótico. São cinco os eixos, ou categorias, de investigação: história, música, poética, dança e performance, centrados na tétrade reflexiva estrutura, processo, função e significado. Realiza também estudo histórico comparado entre o blues e o samba brasileiro. Ministra cursos sobre a história do blues, sob olhar sócio-antropológico. Realiza ainda há duas décadas ainda pesquisa, produção e apresentação de programas radiofônicos musicais voltados ao blues e samba e subgêneros afins.

Antenor Ferreira Correa, Universidade de Brasília (UnB), Brasília DF, Brasil, antenorferreira@yahoo.com.br

Pós-Doutorado pela Universidad de Granada, 2019 (bolsa Fundación Carolina y Grupo Tordesillas). Pós-Doutorado pela University of California, Riverside, 2015 (bolsa CAPES). Doutorado em música pela ECA-USP, 2009 (bolsa CAPES). Mestrado em música pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e Bacharelado em Música, Habilitação em Composição e Regência, pela UNESP (2001). Professor Associado II da UnB - Universidade de Brasília. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UnB, Linha de Pesquisa Are e Tecnologia. Coordenou programa de intercâmbio com a Universidade de Örebro, Suécia (2012 - 2017) convênio patrocinado pelo Linnaeus-Palme Programme. Autor dos livros "Estruturações Harmônicas Pós-tonais" (Edunesp, 2006) e "Análise Musical como princípio composicional" (Editora da UnB, 2015). Organizador do livro "Music, Speech and MInd" (ABCM, 2019). Produtor dos DVDs "Dori Caymmi: declarações de um brasileiro" (UnB-TV, 2015) e "Música Eletroacústica no Brasil" (TV Unicsul, 2008). Tem experiência na área de música, como percussionista, compositor e arranjador, atuando principalmente nos seguintes temas: composição musical, áudio-visual, visual music, percussão, disciplinas relacionadas à teoria da música (harmonia e análise musical), etnomusicologia e cognição musical. Coordenou projeto de cooperação internacional intitulado Intercultural Processes of Teaching and Learning, em parceria com a Örebro Universitet (Suécia) com bolsa CAPES/STINT. Desde 2018 coordenada o Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional (MEDIALAB-UnB). Possui bolsa produtividade, nivel PQ2, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq.

Published

2022-06-19

How to Cite

ELEUTÉRIO ROCHA, A.; FERREIRA CORREA, A. Rumble: Uma música boa para brigar (e para pensar). MUSICA HODIE, Goiânia, v. 22, 2022. DOI: 10.5216/mh.v22.69143. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/69143. Acesso em: 27 sep. 2024.

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Artigos