Ressuscitando partituras do fundo da gaveta

Análise musical de Cantata do Soldado Morto, para coro e orquestra, de Eunice Katunda

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.68755

Keywords:

Musical analysis, Choir and orchestra, 20th century Brazilian music, Eunice Katunda, Cantata do Soldado Morto

Abstract

The objective of this work is the historical-biographical contextualization and musical analysis with considerations about the text-music relationship of the work Cantata do Soldado Morto (Cantata of the Dead Soldier), by Eunice Katunda. To this end, we established analytical focuses in three specific sections and used theoretical resources presented by Stefan Kostka (2018), Joel Lester (1989), Joseph N. Straus (2005) and Jonathan Dunsby (2004). Through musical analysis, we perceive two set classes, diverging from each other, and extensive modal material, which structure the work. We suggest that these sets symbolize, in music, the diatonic tradition in contrast to the post-tonal avant-garde, in constant friction throughout the piece. We observed, through the connection between subsets, modal material, textures, timbres, dynamics and articulations, that there is a strong relationship between musicality and changes in the character of the poetic text.

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Author Biographies

Ana Laura Mathias Gentile, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil, ana.gentile@alumni.usp.br

Ana Laura Mathias Gentile é Bacharel em Música, com Habilitação em Regência, pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP, 2014-2020). Em 2019, foi finalista do VII Concurso para Jovens Solistas da OSMG na categoria de regência orquestral. Foi assistente de direção musical do Coral da ECA-USP (2018-2019). Atualmente dá aulas particulares de piano e teoria musical, é aluna de canto lírico da cantora Denise de Freitas e participa das masterclasses de regência oferecidas pelo maestro Cláudio Cruz na EMESP.

Adriana Lopes Moreira, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil, adrianalopes@usp.br

Adriana Lopes Moreira é Livre-docente, Professora Doutora Associada no Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP, 2004-) e no Programa de Pós-Graduação em Música da ECA-USP (2010-). É coordenadora da Graduação do CMU (2017-2021) e do Grupo de Pesquisa TRAMA: Teoria e Análise Musical (ECA e CNPq, 2015-). É co-coordenadora do Laboratório de Percepção, História, Estética e Análise Musical (CMU, 2008-) e dos Encontros Internacionais de Teoria e Analise Musical, EITAM (2009-). Foi editora-chefe de publicações da ANPPOM (2011-2015), que englobam a Revista OPUS (Qualis-CAPES A1), a série Pesquisa em Música no Brasil e a coordenação científica dos congressos anuais.

Published

2021-11-11 — Updated on 2021-11-14

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How to Cite

MATHIAS GENTILE, A. L.; LOPES MOREIRA, A. Ressuscitando partituras do fundo da gaveta: Análise musical de Cantata do Soldado Morto, para coro e orquestra, de Eunice Katunda. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 21, 2021. DOI: 10.5216/mh.v21.68755. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/68755. Acesso em: 19 dec. 2024.

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Artigos