Compor de ouvido

processos colaborativos e escuta engajada em Luigi Nono

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.67574

Keywords:

Processos colaborativos de criação musical, Escuta engajada, Composição Musical, Experimentalismo e Improvisação, Performance na música de Luigi Nono.

Abstract

In this work we approach Luigi Nono's creative processes in order to outline a mode of “composing by ear”, or “with-position” as reciprocal positioning with the other, through engaged listening. We add to this theory his interest in experimentation with text and voice, in the creative collaborative process with the interpreters and in experimentation in electroacoustic studio. We highlight the revelations found in his own writings and how his ideas materialized in his compositions between 1965-1985, especially in his works “A floresta é jovem e cheia de vida” (1965-66) e “A Pierre. Dell’azzurro silenzio, inquietum” (1985). We conclude that for Nono composing by “ear” is as important as composing by “head”.

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Author Biographies

Fernando Kozu, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil, fkoozu@gmail.com

Fernando KOZU (1974). Compositor e professor. É graduado em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/1999), especialista em História e Filosofia da Ciência (UEL/2000) e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP/2003), com dissertação sobre a complexidade no pensamento composicional de Brian Ferneyhough. Foi coordenador do 1º. e 2º. Encontro Paranaense de Composição Musical (EPCOM-2010/2012). Em 2010 e 2012 foi contemplado com o Prêmio Funarte de Composição Clássica, da XIX e XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea (Rio de Janeiro). Em 2011 foi finalista do 1o. Concurso Nacional de Composição Musical CCTG/OSP/UFPR, da I Bienal Música Hoje (Curitiba/PR), com obra para orquestra sinfônica. Atualmente é Professor Assistente do curso de Licenciatura em Música da UEL, atuando na área de Linguagem e Estruturação Musical e desenvolve pesquisa de Doutorado relacionada à composição, arte sonora e guitarra experimental na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Felipe de Almeida Ribeiro, Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil, felipe.ribeiro@unespar.edu.br

Felipe de Almeida Ribeiro é Doutor em Composição Musical (Ph.D.) pela State University of
New York at Buffalo (Estados Unidos), onde estudou composição e computação musical sob a
orientação de Cort Lippe. Em 2008, Ribeiro obteve o título de mestre na University of Victoria
(Canadá) estudando composição com Dániel Péter Biró e Gordon Mumma, além de computação
musical com Andrew Schloss. Sua música tem sido executada e premiada em festivais e salas de
concerto nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Hungria, Brasil, Inglaterra, México, Argentina, e
interpretada por artistas como o Ralf Ehlers (Arditti Quartet), New York New Music Ensemble
(EUA), Luciane Cardassi (Brasil/Canadá), Norbbotten Neo (Suécia), THReNSeMBLe (Hungria),
Catarina Domenici (Brasil), Iracema de Andrade (Brasil/México), Arditti Quartet (Reino Unido),
Jack Quartet (EUA), Jean Kopperud (EUA), Aventa Ensemble (Canadá), Nieuw Ensemble
(Holanda), Magnus Anderson, Pascal Gallois e Rohan de Saram. Atualmente é Professor Adjunto
da Universidade Estadual do Paraná, lecionando composição, teoria, acústica e tecnologia musical.

Published

2021-08-25 — Updated on 2021-11-14

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How to Cite

KOZU, F.; RIBEIRO, F. de A. Compor de ouvido: processos colaborativos e escuta engajada em Luigi Nono. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 21, 2021. DOI: 10.5216/mh.v21.67574. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/67574. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Section

Artigos