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A música-teatro brasileira como projeto de modernização: algumas reflexões a partir de obras de Jocy de Oliveira e Gilberto Mendes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.67359

Keywords:

music theater, music theatre, Brazilian contemporary music, identity, Jocy de Oliveira, Gilberto Mendes

Abstract

This work seeks to identify characteristic elements of Brazilian music-theater and to understand how it responds to the expectations of a country in the process of creating its identity. We start from the assumption that Brazilian music-theater arises for different means and reasons than its European counterpart and that this takes place in a vastly different socio-cultural context. To understand this context, we resort to the reflection conducted by Canclini (1990) on the mistaken idea that artistic modernism should reflect social modernization, bringing the debate to the Latin American context, reaching the notion of hybridization. To observe how the modernization process affects music-theater, we analyzed works by Jocy de Oliveira and Gilberto Mendes, reflecting on their modes of creation and reception.

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Author Biographies

Fernando de Oliveira Magre, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil

Doutorando em Música pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2017), com pesquisa sobre a obra de música-teatro do compositor brasileiro Gilberto Mendes. Especialista em Regência Coral (2015) e licenciado em Música (2013), ambos pela Universidade Estadual de Londrina. É colaborador no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM/FCSH-Universidade Nova de Lisboa), onde desenvolveu pesquisa em 2016/2017 com auxílio da bolsa BEPE/FAPESP e em 2018/2019 com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia do governo português. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos da Música Brasileira dos séculos XX e XXI (Unicamp/Ciddic), Centro de Estudos em Música e Mídia (Unip/MusiMid) e Grupo de Investigação em Música Contemporânea (CESEM/UNL).

Denise Garcia, Universidade Estadual de Campinas

Compositora paulista, professora doutora do Instituto de Artes da Unicamp. Bacharel em Música pela USP (1985), Mestre em Artes pela Unicamp (1993) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (1998). Realizou estudos de composição na Musikakademie Detmold e na Musikhochshule de Munique (1979-1984). Fez estágio de doutorado junto ao INA-GRM em Paris. Realizou pós-doutorado junto à Escola de Música da UFRJ (2007). Sua pesquisa musicológica se concentra na área de análise de música eletroacústica, tendo se dedicado nos últimos anos a pesquisar, documentar e analisar a música eletroacústica brasileira. Como compositora trabalhou em pesquisas interdisciplinares junto ao LUME/UNICAMP, tendo composto música para importantes produções teatrais desse Núcleo, assim como junto a projetos do Departamento de Dança da Unicamp. Nos anos 90 desenvolveu trabalhos na área da música eletroacústica, gênero musical que responde pela maior parte de sua publicação em Cds. Tem dois Cds solos publicados e várias publicações de obras em coletâneas. Nos últimos anos tem composto também obras para Orquestras Sinfônicas. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Música e Coordenadora dos Cursos de Pós-graduação do Instituto de Artes da Unicamp.

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2021-06-28

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How to Cite

DE OLIVEIRA MAGRE, F.; GARCIA, D. A música-teatro brasileira como projeto de modernização: algumas reflexões a partir de obras de Jocy de Oliveira e Gilberto Mendes. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 21, 2021. DOI: 10.5216/mh.v21.67359. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/67359. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Artigos