Análise musical de peças acusmáticas com suporte de descritores psicoacústicos

Authors

  • Micael Antunes Universidade de Campinas, Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora, Campinas, Brasil, micaelant@gmail.com
  • Tales Botechia Universidade de Campinas, Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora, Campinas, Brasil, tales.botechia@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-1747-7513
  • Danilo Rossetti Universidade Federal do Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, Brasil, daar2005@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-7690-8048
  • Jônatas Manzolli Universidade de Campinas, Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora, Campinas, Brasil, jotamanzo@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-4257-7118

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.63565

Keywords:

análise musical com suporte computacional, descritores de áudio, música acusmática, sharpness, coeficientes bark

Abstract

This article presents an exploratory study in musical analysis with a focus on perceptual phenomena. The development of computational models of the last century afforded the study of perceptual phenomena through technological devices, which eventually became supports for music creation and analysis. Current studies focus on the application of computational tools in the context of systematic musicology. To study two acousmatic pieces composed by the authors, the text updates this discussion based on the psychoacoustics theoretical framework. We present the compositional sound material, focused on speculations about equal-tempered scales and its psychoacoustic consequences based on roughness models. To focus on aspects of musical texture, we use the following audio descriptors: the spectral irregularity, as a tool to represent microtemporal phenomena, such as roughness; the bark coefficients, to understand the development of texture in the frequency domain; and sharpness, to represent a quantitative measure of perception of density. As a result, we present graphical representations, with contextualized and comparative analyzes of the two pieces. We analyze and interpret the sound phenomena described in the graphic representations as emergent perceptual structures. Finally, we discuss the potential of new perspectives for musical analysis based on perceptual models.

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Author Biographies

Micael Antunes , Universidade de Campinas, Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora, Campinas, Brasil, micaelant@gmail.com

Micael Antunes é compositor e pesquisador, graduado pela FAAM (Faculdade de Artes Alcântara Machado) e mestre pela Universidade de São Paulo. Atualmente é estudante de doutorado do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, sob orientação de Jônatas Manzolli e Danilo Rossetti, desenvolvendo projetos colaborativos no Núcleo de Comunicação Sonora (NICS-Unicamp). Sua pesquisa acadêmica inclui sistemas de afinação, modelos psicoacústicos e análise musical, absorvendo também sua pesquisa em sua criação artística.

Tales Botechia, Universidade de Campinas, Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora, Campinas, Brasil, tales.botechia@gmail.com

Bacharel em música com ênfase em composição pela Unicamp (2013-2018). Mestrando ingressante em 2019, sob orientação de Jônatas Manzolli e co orientação de Danilo Rossetti pela mesma universidade, desenvolvendo projetos no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora. Tem sua pesquisa voltada à análise de música instrumental baseada em morfologias sonoras com auxílio de suporte computacional.

Danilo Rossetti, Universidade Federal do Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, Brasil, daar2005@gmail.com

É Doutor em Composição Musical pela UNICAMP, com período sanduíche no CICM-Université Paris 8. É Mestre em Música e Bacharel em Composição e Regência pela UNESP. Realizou pesquisa de pós-doutorado no NICS-UNICAMP, com apoio da FAPESP. É professor do bacharelado e licenciatura em Música da UFMT e professor colaborador do PPGM/IA-UNICAMP. Foi um dos premiados do Prêmio Funarte de Música Clássica 2016, na categoria solos, música acusmática e mista.

Jônatas Manzolli, Universidade de Campinas, Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora, Campinas, Brasil, jotamanzo@gmail.com

Estuda a cognição e percepção musical e modelos computacionais para criação e análise musicais. Sua produção artística relaciona música instrumental e mista e obras multimodais. É pesquisador Pq do CNPq, professor Titular do Instituto de Artes e pesquisador do NICS, Unicamp. Na pós-graduação em Música se dedica à formação de pesquisadores que hoje atuam em instituições de referência no Brasil e no exterior.

Published

2021-05-11 — Updated on 2021-11-14

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How to Cite

ANTUNES , M.; BOTECHIA, T.; ROSSETTI, D.; MANZOLLI, J. Análise musical de peças acusmáticas com suporte de descritores psicoacústicos. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 21, 2021. DOI: 10.5216/mh.v21.63565. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/63565. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos