Theory of Social Representations in musical education research:

Identifying fields and approaches

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.63394

Keywords:

Teoria das Representações Sociais, Educação Musical, representações sociais e música.

Abstract

O objetivo deste artigo é investigar a presença e as contribuições da Teoria das Representações Sociais na construção do campo epistemológico da Educação Musical no Brasil. Para tal, consultamos as produções apresentadas no catálogo de teses e dissertações, no banco de periódicos da CAPES e nas plataformas de difusão científica online Scielo e Google Scholar. Foram encontrados 14 trabalhos, entre 1999 e 2019. A análise permitiu identificar os modos como a Teoria das Representações Sociais está presente nas investigações no campo da Educação Musical. Os resultados revelam que desde a década de 1990 essa teoria vem sendo usada neste campo, sob variados enfoques. Como conclusão, identificamos a necessidade de estudos voltados a uma compreensão aprofundada dessa teoria, seus fundamentos, preceitos, ramificações teóricas e metodológicas de forma a atender as demandas do campo da Educação Musical.

 

 

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Author Biographies

Andréia Veber, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil, andreiaveber@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Música - Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Musica da UEM desde o ano de 2011, Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). Atua com temáticas relacionadas à formação de professores, e inserção da música na escola de educação básica, com foco especial para a Educação Patrimonial e suas interfaces com as Artes/música

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil, solangefry@gmail.com

Pós-Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Published

2020-08-06 — Updated on 2021-11-14

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How to Cite

VEBER, A.; FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI, S. Theory of Social Representations in musical education research:: Identifying fields and approaches. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 20, 2021. DOI: 10.5216/mh.v20.63394. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/63394. Acesso em: 16 aug. 2024.

Issue

Section

Artigos