Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-08-06. Leia a versão mais recente.

A Teoria das Representações Sociais nas pesquisas em educação musical:

identificando campos e abordagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.63394

Palavras-chave:

Teoria das Representações Sociais, Educação Musical, representações sociais e música.

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a presença e as contribuições da Teoria das Representações Sociais na construção do campo epistemológico da Educação Musical no Brasil. Para tal, consultamos as produções apresentadas no catálogo de teses e dissertações, no banco de periódicos da CAPES e nas plataformas de difusão científica online Scielo e Google Scholar. Foram encontrados 14 trabalhos, entre 1999 e 2019. A análise permitiu identificar os modos como a Teoria das Representações Sociais está presente nas investigações no campo da Educação Musical. Os resultados revelam que desde a década de 1990 essa teoria vem sendo usada neste campo, sob variados enfoques. Como conclusão, identificamos a necessidade de estudos voltados a uma compreensão aprofundada dessa teoria, seus fundamentos, preceitos, ramificações teóricas e metodológicas de forma a atender as demandas do campo da Educação Musical.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Veber, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Música - Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Musica da UEM desde o ano de 2011, Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). Atua com temáticas relacionadas à formação de professores, e inserção da música na escola de educação básica, com foco especial para a Educação Patrimonial e suas interfaces com as Artes/música

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil

Pós-Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Downloads

Publicado

2020-08-06

Versões

Como Citar

VEBER, A.; FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI, S. A Teoria das Representações Sociais nas pesquisas em educação musical: : identificando campos e abordagens. Música Hodie, Goiânia, v. 20, 2020. DOI: 10.5216/mh.v20.63394. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/63394. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos