Iconografia, iconologia e fato musical: análise das capas de disco do trio Sá, Rodrix & Guarabyra
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v15i1.39551Abstract
o presente artigo tem como objetivo propor uma análise das capas de discos do trio Sá, Rodrix & Guarabyra, produzidos no Brasil, nos anos 1970. Busca-se fazer não só uma análise iconográfica, no sentido de descrição, mas também uma abordagem iconológica. Tal análise está ancorada nos pressupostos metodológicos do historiador da arte Erwin Panofsky, que propõe uma interpretação das imagens. O trabalho também dialoga com os historiadores Peter Burke e Eduardo França Paiva, que destacam, dentro de suas metodologias, as possibilidades de interpretação e trabalho com fontes visuais. Busca-se, desse modo, abordar as capas de discos como fatos musicais, como pertencentes à construção e produção de sentido do fazer musical do trio estudado. Palavras-chave: iconografia; iconologia; capas de discos; fato musical.Downloads
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Published
2016-02-01
How to Cite
HENRIQUE RESENDE, V. Iconografia, iconologia e fato musical: análise das capas de disco do trio Sá, Rodrix & Guarabyra. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 15, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/mh.v15i1.39551. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/39551. Acesso em: 17 jul. 2024.
Issue
Section
Artigos