Sargaceiros de Apúlia e Orquestra de Cordas: Contributos para uma Etnopedagogia Musical
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v14i2.38244Abstract
O ensino da música em conservatórios e academias tem privilegiado o formalismo das obras da cultura oci- dental dita “erudita”, deixando de parte a música tradicional dos povos, tantas vezes inspiradora dessa mesma músi- ca “erudita”. Isto conduz a um crescente fosso entre a matriz cultural dos estudantes e a da comunidade em que estão inseridos. Através de um trabalho baseado na componente auditiva, realizado com a música tradicional dos Sargacei- ros de Apúlia (Braga, Portugal), foi possível compreender algumas potencialidades pedagógicas do patrimônio oral local para a aprendizagem musical, bem como obter um retrato sobre a relação dos alunos com a música tradicional. Palavras-chave: Música Tradicional, Competências Auditivas, Ensino Instrumental em GrupoDownloads
Download data is not yet available.
Published
2015-10-23
How to Cite
MANUEL SOARES DE BRITO E MARIA HELENA GONÇALVES LEAL VIEIRA, H. Sargaceiros de Apúlia e Orquestra de Cordas: Contributos para uma Etnopedagogia Musical. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 14, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/mh.v14i2.38244. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/38244. Acesso em: 19 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos