Aspectos de Performance nos Tratados Portugueses Sobre Baixo Contínuo

Authors

  • Gustavo Angelo Dias

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v12i2.22630

Abstract

A teoria portuguesa do baixo contínuo, compreendida entre o século XVIII e início do XIX, reflete o momento musical vivido por Portugal na era Barroca. Sob forte influência italiana, a preponderância da prática musical portuguesa alterna-se entre o repertório sacro de estilo romano e a música profana, representada por óperas, serenatas e obras instrumentais. Os estilos musicais encontrados neste período manifestam esta convivência, que também caracteriza a teoria do baixo contínuo. Neste trabalho busco analisar aspectos relativos à performance encontrados em cinco destacados tratados portugueses, perfazendo o período de 1735 a 1806, a fim de evidenciar elementos da prática musical correspondente. Palavras-chave: Baixo contínuo; Música portuguesa do século XVIII; Performance de Música Barroca.

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Published

2013-02-18

How to Cite

ANGELO DIAS, G. Aspectos de Performance nos Tratados Portugueses Sobre Baixo Contínuo. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 12, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/mh.v12i2.22630. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/22630. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos