A Educação Musical Brasileira e Três Modelos Explicativos de Mundo: em busca de significados

Authors

  • Marisa Trench de Oliveira Fonterrada

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v12i1.21594

Abstract

Neste artigo estudam-se modalidades de educação musical predominantes no Brasil e seu alinhamento a diferentes visões de mundo. O reconhecimento de que modernas práticas de educação musical estão inseridas em paradigma contemporâneo do conhecimento, mostra sua pertinência para um mundo em mudança. Em consonância com ele, as práticas aqui lembradas apontam para alternativas no relacionamento do homem consigo mesmo, com outros homens e o meio ambiente, estimulam a cooperação, a relação entre as artes, a condução de ações pelos princípios da ecologia e a recuperação de valores perdidos ou debilitados. Palavras-chave: Teoria da complexidade; Educação musical; Ecologia acústica; Comportamento criativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-12-11

How to Cite

TRENCH DE OLIVEIRA FONTERRADA, M. A Educação Musical Brasileira e Três Modelos Explicativos de Mundo: em busca de significados. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 12, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/mh.v12i1.21594. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/21594. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos