Música na Escola: uma revisão das legislações educacionais brasileiras entre os anos 1854 e 1961

Authors

  • João Fortunato Soares de Quadros Jr. e Oswaldo Lorenzo Quiles

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v12i1.21584

Abstract

Este artigo tem como objetivo verificar qual o espaço ocupado pela música na educação formal brasileira no período que antecedeu o surgimento das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tendo como base a análise das legislações educacionais oficiais publicadas entre os anos 1854 e 1961. Por meio de pesquisa documental foi possível observar omissões e equívocos nas produções científicas que tratam da educação musical brasileira durante esse período. Destaca-se a obrigatoriedade do ensino do canto orfeônico para todos os níveis da educação escolar, a partir de 1934, e a análise do Decreto nº 51.215/61, que, naquela época, regulamentava a educação musical nas escolas. Palavras-chave: Música; Educação básica; Legislação; Ensino formal.

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Published

2012-12-11

How to Cite

FORTUNATO SOARES DE QUADROS JR. E OSWALDO LORENZO QUILES, J. Música na Escola: uma revisão das legislações educacionais brasileiras entre os anos 1854 e 1961. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 12, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/mh.v12i1.21584. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/21584. Acesso em: 19 dec. 2024.

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Artigos