A Música no Currículo Oficial: um Estudo Histórico Pela Perspectiva do Livro Didático

Authors

  • Vera Lúcia Gomes Jardim

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v12i1.21554

Abstract

Este artigo objetiva analisar o Compendio de musica para o uso dos alumnos do Imperial collegio “D. Pedro II”, de Francisco Manuel da Silva, adotado para a disciplina Música Vocal, de 1838 a 1879, a fim de apreender a seleção de conteúdos, de métodos e técnicas que compuseram o currículo do Colégio Pedro II, no tocante ao ensino da música no sistema oficial de ensino, além de expressar as forças aque se articularam para legitimar as idéias que incidiram sobre a sua organização. Foram compulsadas, ainda, fontes como os programas de ensino, legislação, imprensa, partituras, programas de recitais, para articular o tema. Sacristán (2000) e Choppin (2004) dão suporte teórico para esta análise, afirmando que os livros didáticos constituem instrumentos que esclarecem, não apenas os meios que operacionalizam os métodos para a aquisição do conhecimento, mas também articulam as finalidades educacionais. A análise revela a técnica da memorização para a aquisição do conhecimento e a importância dos processos teóricos antes das atividades práticas. Palavras-chave: História da educação musical; Educação musical e currículo oficial; Livro didático; Música vocal; Colégio Pedro II.

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Published

2012-12-10

How to Cite

LÚCIA GOMES JARDIM, V. A Música no Currículo Oficial: um Estudo Histórico Pela Perspectiva do Livro Didático. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 12, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/mh.v12i1.21554. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/21554. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos