Projecto TCIEM
Transformar os espaços escolares através de projectos interdisciplinares para o desenvolvimento de competências transversais
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.82484Palavras-chave:
competências transversais, interdisciplinaridade, aprendizagem baseada em projectos, músicaResumo
Este artigo analisa os resultados de vários projetos interdisciplinares desenvolvidos no âmbito da investigação TCIEM (Transversalidade, Criatividade e Inclusão em Projetos de Música Escolar). Estes projectos, implementados em diferentes escolas espanholas durante o ano letivo de 2023/2024, utilizaram uma abordagem interdisciplinar usando a abordagem de Aprendizagem Baseada em Projectos (PBL) para promover competências transversais nos alunos. O estudo analisa a forma como estas intervenções contribuíram para o desenvolvimento da criatividade, do empreendedorismo, da inclusão e das competências digitais. Os resultados mostram que a experiência avaliada melhorou o trabalho docente, bem como a motivação e a participação dos alunos, para além de promover aprendizagens relevantes. O artigo destaca os benefícios destes projectos para a coesão social, sobretudo em contextos educativos com diversidade cultural, bem como os desafios encontrados na sua implementação, nomeadamente o envolvimento das famílias, a formação dos professores e os constrangimentos estruturais. Conclui-se que os projectos interdisciplinares através da música para o desenvolvimento de competências transversais representam uma estratégia pedagógica valiosa para responder aos desafios educativos contemporâneos.







