Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-11-11. Leia a versão mais recente.

Exploração Tímbrica em obra para Pandeiro Brasileiro Solo: Composição e Performance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.68147

Palavras-chave:

pandeiro brasileiro, exploração tímbrica, composição, performance musical

Resumo

Apresentamos aqui reflexões sobre o processo composicional e interpretativo da obra XXXXXX para pandeiro brasileiro solo. O objetivo é demonstrar como a utilização de diferentes estratégias de exploração tímbrica no pandeiro tornaram possível a criação de um discurso sonoro/musical inovador para esse instrumento tradicionalmente com função de marcação rítmica na música popular brasileira. Também são apresentados os desafios interpretativos envolvidos, descrevendo as soluções encontradas pelos autores. Esperamos que as reflexões aqui apresentadas possam auxiliar compositores e intérpretes interessados na utilização do pandeiro brasileiro em novos contextos musicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Lyra Biagioni, Universidade Federal de Uberlândia

Vitor Lyra Biagioni é bacharel em percussão pela Usp e licenciado pelo Centro Universitário Claretiano. Cursa especialização pela UFSCAR e mestrado em música pela UFU. É educador musical do projeto GURI-Ribeirão Preto.

Cesar Adriano Traldi, Universidade Federal de Uberlândia

Cesar Traldi é bacharel em percussão e doutor em música pela Unicamp. É professor de percussão, pesquisador do Núcleo de Música e Tecnologia da UFU. 

Downloads

Publicado

2021-11-11

Versões

Como Citar

LYRA BIAGIONI, V.; TRALDI, C. A. Exploração Tímbrica em obra para Pandeiro Brasileiro Solo: Composição e Performance. Música Hodie, Goiânia, v. 21, 2021. DOI: 10.5216/mh.v21.68147. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/68147. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos