Quando o músico e o educador se encontram
um estudo sobre o perfil discente em um curso de Licenciatura em Música
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v21.67701Palavras-chave:
Licenciatura em Música, Perfil Discente, Formação do Educador Musical, Teoria Histórico-CulturalResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa em um curso de Licenciatura em Música sobre as trajetórias curriculares dos graduandos em relação com suas experiências musicais anteriores. Tendo como abordagem teórico-metodológica o materialismo dialético, sobretudo as contribuições da teoria histórico-cultural de Vigotski e colaboradores e a filosofia da cultura do Círculo de Bakhtin, busca, através de questionários e entrevistas, a perspectiva dos próprios estudantes sobre as questões em foco. O recorte aqui apresentado examina a diversidade de perfis do corpo discente, suas identidades como músicos e potencialidades como educadores. A principal conclusão extraída da análise leva à necessidade de superação de uma série de dicotomias sobre as quais a estrutura curricular se assenta, entre elas a oposição músico/educador.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-10-20 (2)
- 2021-09-25 (1)